Em levantamento realizado pela Comscore, a Netflix e o Spotify se mostraram os favoritos entre usuários brasileiros de streamings, a pesquisa abrange dados entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023. A Netflix se manteve na liderança em mais um ano com 50 milhões de usuários ativos por mês, enquanto o Spotify acumula uma média de 13 horas e 26 minutos de reprodução por usuário mensalmente.
Seguindo no meio sonoro, o estudo mostra que o Brasil cresceu o número de usuários que utilizam o Spotify para ouvir músicas, alcançando o número de 77 milhões de usuários únicos, sendo 54 milhões destes exclusivamente em dispositivos móveis.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Líder absoluto do mercado, a Netflix superou o Globoplay, com 18,1 milhões de usuários únicos, e o Amazon Prime Video, com 14,6 milhões. Vale mencionar que o streaming ainda acumulou 304,6 minutos por visitante, contra 111,4 minutos da segunda colocada e 46,2 minutos da terceira.
Apesar de líder, Netflix é criticada por novas cobranças
O estudo ainda mostra que a Netflix alcançou uma importante façanha no mercado, que chegou nos 350 milhões de visualizações de vídeos mensalmente. Mas esse domínio da Netflix deve ser interrompido neste ano, a empresa vem sendo criticada por usuários depois que passou a cobrar uma nova taxa para contas compartilhadas no Brasil.
Na Espanha, que teve essa medida aplicada ainda no ano passado, o streaming sofreu uma queda de 1 milhão de assinantes mensais.
Streamings e redes sociais
A pesquisa da Comscore divulgou também as plataformas de streaming que mais possuem interações de seus usuários em redes sociais. Entre as plataformas de vídeo, a Netflix se manteve mais uma vez como líder, com 85 milhões de interações em 2023, mas no áudio o Spotify ficou atrás da Sua Música, serviço gratuito focado em artistas nordestinos, com 1,8 milhão de interações.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.