* Por Exame.com
Uma nova atualização do aplicativo da Netflix para Smart TVs deve chegar em breve. A nova função tem como objetivo facilitar a vida do usuário no momento de escolher uma série para assistir e já está disponível em alguns dispositivos no mundo.
A nova aba, chamada de “Bombando”, fica no menu do serviço de streaming (os três riscos do lado esquerdo da televisão) e pretende manter todos os usuários a par do que tem sido adicionado na plataforma e quais são as novas produções que devem chegar em breve.
A seção vai combinar o que é novo, o que está chegando e também o top 10 de séries no momento. A função será atualizada diretamente e mostrará séries e filmes que devem ser lançados em até um ano. A primeira fila que aparece no aplicativo das Smart TVs são as “Novidades na Netflix”, que incluem originais como “Ratched”, “Enola Holmes” e “Bom Dia Verônica”, bem como conteúdos licenciados como filme “Ladybird”. Em seguida, vem o top 10 do dia no Brasil, liderado pela série “Emily em Paris” e seguido pela novela infantil “Chiquititas”.
No terceiro menu, chamado de “Valem a Espera”, estão produções como “Lúcifer” (que terá a continuação da quinta e última temporada lançada em breve), e é possível marcar um lembrete para o usuário saber exatamente quando a série ou filme vai chegar à plataforma.
O quarto menu traz as estreias semanais. Nesta semana, por exemplo, constavam séries como “A maldição da mansão Bly”, lançada ontem, e a estreia da quarta temporada do drama adolescente Riverdale, que também chegou na Netflix na última sexta-feira.
O último menu mostra as estreias da próxima semana, como a série “Distanciamento Social” e o licenciado “IT: a coisa”, primeira parte do filme baseado no livro homônimo do autor americano Stephen King.
Foca na TV
A função, além de beneficiar o usuário, é um truque na manga da Netflix. Com isso, ela se diferencia ainda mais das concorrentes que não possuem funções parecidas. A experiência do usuário, por fim, fica ainda mais rica em tempos que o streaming só cresce.
Em abril, o streaming atingiu seu pico, com um aumento de 81% globalmente, segundo a consultoria americana Conviva. Na América Latina, 38% das pessoas passaram mais tempo consumindo serviços de streaming em relação ao ano passado. Na Europa, continente vencedor, o aumento foi de 174%.
Ao contrário do que se pensa, os usuários passam mais tempo vendo séries e filmes em Smart TVs, como a Samsung, a Roku e a LG. No segundo trimestre deste ano, o crescimento do uso dos dispositivos para consumir streaming aumentou 239% em um ano — além de dobrar sua participação no mercado de 7% para 15%.
Os dados da Conviva, enviados com exclusividade à Exame, mostram que 40% dos latino-americanos preferem assistir a séries e filmes em TVs conectadas, representando um salto de 155% em relação ao ano de 2019. As TVs com acesso à internet também saíram ganhando nessa, enquanto o uso de consoles para assistir streaming aumentou apenas 1%. E 19% assistem séries em seus smartphones.
No Brasil, segundo a consultoria GfK, o mercado de TVs cresceu 4% em faturamento entre 1º de janeiro e 12 de julho de 2020. O lançamento somente para TVs é um movimento inteligente da Netflix. E coloca em evidência o poder que o serviço de streaming possui.
* Por