“Conseguir ajudar os microempreendedores nesse momento, em troca de conteúdo para nossas marcas, é muito gratificante e um novo jeito de enxergar como trabalhar no digital. Aprendemos com essa ação que podemos estar muito mais próximos dos nossos consumidores utilizando a voz deles mesmos na geração de conteúdo. Isso aproxima a Nestlé ainda mais dos lares em que está presente”, diz Daniela Marques, gerente de Marketing Digital responsável pelo Content Studio na Nestlé e idealizadora da iniciativa na companhia.
Por meio dos posts, os profissionais apresentam suas habilidades, mostram o que fazem e como fortalecem suas comunidades, além de orientar sobre atividades que podem ser feitas em casa no atual momento. Farinha Láctea traz ainda vídeos lúdicos com dicas de entretenimento para toda a família, enquanto NaturNes e Nescau exploram a questão dos cuidados com os pequenos e brincadeiras. Leite Moça criou um classificado com doceiros para divulgação dos serviços, Nutren Beauty traz dicas de autocuidado e Nutren Protein abre espaço para profissionais do esporte apresentarem aulas práticas e exercícios em casa.
Jaqueline Fernandes, do Instituto Afrolatinas, ressalta a importância de apoiar a criatividade dos profissionais: “A parceria significou a possibilidade de divulgar e apoiar empreendedores criativos do Distrito Federal, em um dos momentos mais duros da história dos seus negócios”, diz.
O que a Nestlé tem feito no Brasil
A Companhia anunciou diversas iniciativas de apoio à sociedade, desde o final de março. Foram doadas cerca de 500 toneladas de alimentos, bebidas e petfood, 28 toneladas de complemento nutricional Nutren Senior para idosos em lares de permanência e 1,5 milhão de ovos de Páscoa em parceria com a Lojas Americanas.
Com as cooperativas de reciclagem e catadores da plataforma Cataki, foi realizada a doação de mais de 24 toneladas de alimentos para 2.500 famílias da cidade de São Paulo e região. Além disso, a Nestlé instalou máquinas de café no Hospital Municipal de Campanha, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para atender os mais de 500 profissionais que estão trabalhando com pacientes com covid-19.
A Companhia também está promovendo uma grande campanha interna de incentivo à doação de recursos para a ONG Gerando Falcões, incentivando seus 30 mil colaboradores no Brasil a doarem qualquer quantia à entidade e vai dobrar o valor repassado. A cada R$ 1 doado por funcionário, a companhia dará mais R$ 1, por tempo indeterminado. A ação será decisiva para a entidade chegar à meta de distribuir cestas básicas para 27 mil famílias nos próximos três meses.
Em outra frente, Nestlé e Nespresso se uniram à Stella Artois para expandir a plataforma Apoie Um Restaurante, criada para ajudar financeiramente restaurantes e bares de todo o Brasil afetados pela atual crise. A Nestlé também anunciou a doação de 470 mil máscaras cirúrgicas para 15 regiões onde a Companhia possui fábricas e centros de distribuição e o repasse de R$ 1,363 milhão para a Cruz Vermelha Brasileira, valor que será revertido em mais de 350 mil equipamentos de proteção individual para hospitais e voluntários que atuam no combate à covid-19.
A Nestlé Purina se uniu à Zee.Dog e outras marcas do setor, em prol da causa animal, para doar 10 toneladas de ração para ONGs do Brasil. Em parceria com a Proteção Animal Mundial, também doou 13 toneladas de rações para cães e gatos destinadas a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP).