Aconteceu em São Luís (MA) a primeira edição do NEon, um dos maiores eventos de inovação do Nordeste, que reuniu investidores, startups e grandes empresas para discutir os avanços da inovação e oportunidades para a região.
O evento representa a coroação do Startup Nordeste, iniciativa do Sebrae que tem como objetivo desenvolver pequenos negócios inovadores baseados na região Nordeste e, a partir dela, promover a inserção no mercado global de inovação e tecnologia.
Dados da Associação Brasileira de Startups em 2022, indicam a existência de 14.065 startups no País. Do total, o Nordeste concentra apenas 8,4%; ou seja, pouco mais de 1.100 startups estão localizadas na região. Em contraponto, a região é rica em cultura e economia criativa, sendo também bastante significativa nos quantitativos de instituições de ensino e pesquisa.
E se tratando de capital humano, a região é detentora de pessoal com habilidades e competências muito desejadas pelo mercado de trabalho na nova economia; são empreendedores com perfil fortemente inovador, dominando conhecimentos de ciência de dados, inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia e robótica, entre outros.
Alguns cases do programa que marcaram presença no evento são as startups Compensei e Imagina Kids.
A Compensei funciona como uma plataforma de compensação de créditos de carbono para rede hoteleira. Com o selo Compensei, as empresas fazem a redução e compensação de emissões de carbono, tornando sua empresa sustentável e garantindo diferencial competitivo no mercado.
Já a Imagina Kids consiste no desenvolvimento de um aplicativo para fornecer suporte didático pedagógico na criação de histórias infantis por crianças. A ferramenta auxilia os professores a levar a tecnologia, de forma saudável, para dentro da sala de aula, fazendo com que essas criança se engajem no processo de leitura e produção textual.
Lançamentos
O NEon também foi palco de alguns lançamentos como a renovação do Programa Cidade Empreendedora, que tem o objetivo de gerar um ambiente favorável aos pequenos negócios, criando oportunidades de desenvolvimento local por meio do empreendedorismo.
A Prefeitura de São Luís, que aderiu ao programa desde sua primeira edição no Maranhão, dado o sucesso das ações implementadas ao longo do período, adere ao novo ciclo adquirindo um pacote diferenciado, denominado Cidade Empreendedora Ouro, que proporciona um eixo de atuação personalizado, onde o Sebrae executará soluções empreendedoras de acordo com a demanda do município, seguindo as prioridades do plano de gestão municipal.
A solenidade contou com a presença do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e do prefeito municipal de São Luís, Eduardo Braide, além de dirigentes do Sebrae no Maranhão e autoridades representantes de instituições parceiras.
O programa Cidade Empreendedora, em seu último ciclo, beneficiou 70 municípios maranhenses. Agora, a estimativa é de 100 municípios aderirem ao programa. O Cidade Empreendedora pretende engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Houve também a inauguração da Usina Fotovoltaica, que consiste em uma produção em massa de energia elétrica por meio da captação e conversão de radiação solar em eletricidade. Junto com o presidente do Sebrae participaram da solenidade, Celso Gonçalo de Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão; Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente); Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico); e Edila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças).
Em operação desde março, a planta de placas fotovoltaicas tem capacidade de produzir eletricidade suficiente para suprir a necessidade de abastecimento dos prédios da instituição em São Luís. Essa é a primeira de uma série de três plantas fotovoltaicas que o Sebrae no Maranhão construirá nos próximos quatro anos, com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em geração de energia elétrica para todas as suas instalações no Maranhão.
Números do NEon
Com todas as metas superadas, o NEon anunciou a Paraíba como local da próxima edição.
O evento em São Luís contou com 10.834 inscritos, triplicando a estimativa prevista. Em termos de movimentação financeira, de acordo com Rafael Castro, analista de Inovação do Sebrae, os valores serão fechados ao longo da próxima semana, mas já foram constatados mais de R$ 2,5 milhões de investimentos nas startups e rodadas de negócios.
Muitos empreendedores vieram também atrás das palestras, que ao todo contou com 55 ações de conhecimento, em atividades simultâneas. No encerramento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, reforçou o valor do movimento que reuniu empreendedores de vários cantos do país.
“São Luís é um extraordinário palco para o empreendedorismo. Nós temos orgulho do Maranhão, e a sua força, a sua pujança e a sua resiliência, em todos os sentidos da vida, e da economia, e principalmente, da expressão cultural. Hoje tivemos um dia muito especial, fiquei surpreendido por todo esse calor humano e aprendi muito com todos vocês”, declarou Décio Lima.