A Neon, uma das maiores fintechs do Brasil, anuncia a abertura das inscrições para o EmpreteceMEI, programa de capacitação e mentoria para microempreendedores negros. O objetivo é apoiar empreendedores autodeclarados negros(as), de qualquer região do Brasil que desejam acelerar o desenvolvimento e gestão do seu negócio.
A ação será gratuita e realizada através de seis encontros semanais online, a partir de outubro. A Neon já tem aproximação com os microempreendedores por meio da MEI Fácil, e o EmpreteceMEI é uma resposta a uma realidade atual bastante comum aos microempreendedores brasileiros, especialmente aos autodeclarados negros.
“Sabemos que a pandemia prejudicou inúmeros empreendedores pelo país, mas esse impacto é ainda maior entre a comunidade negra. O EmpreteceMEI nasce com a missão de trazer facilidade e praticidade para esse grupo. Queremos que empreendedores possam acessar mais ferramentas para fortalecer ainda mais seus negócios nas batalhas do dia a dia”, afirma Roberta Valezio, head de Engajamento e Experiência na Neon.
Segundo dados da 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus no Pequenos Negócios, levantamento realizado recentemente pelo SEBRAE e Fundação Getulio Vargas (FGV), 72% dos empreendedores negros ainda têm faturamento inferior do que aqueles obtidos em meses tido como “normais” ou antes da pandemia.
O levantamento ainda mostra que, enquanto 36% dos empreendedores brancos afirmam funcionar da mesma forma que no período anterior à pandemia, quando se trata de pessoas negras esse número cai para 25%.
A jornada de desenvolvimento inclui onboarding, mentorias e a criação de uma comunidade para incentivar a troca de experiências entre os empreendedores. Os conteúdos serão divididos em 6 encontros quinzenais, de até 2 horas com o objetivo de prepará-los para desafios e oportunidades dentro do empreendedorismo.
Entre os temas, estão Gestão de Negócios, Gestão Financeira, Formação de Preço com foco em como precificar a mão de obra e produto, Negociação e Vendas, Empréstimo e Financiamento, e Marketing Digital e Branding. Serão selecionados 30 microempreendedores e microempreendedoras negros para a iniciativa.
Ter a partir de 18 anos, CNPJ MEI e faturamento anual de até R$ 81 mil são requisitos considerados para a seleção da turma. Os interessados podem realizar a inscrição até 28 de setembro no formulário do EmpreceMEI, neste link da Campanha Neon.