Por Bruna Galati
No segundo dia de RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina, Natalia Martins, conhecida como Natalia Beauty, palestrou sobre a sua trajetória no mercado e sobre como cultivar uma legião de fãs da sua marca.
Em 2017, Natalia estava se divorciando e não teria direito a nada. Devia R$ 90 mil e tinha um carro com ordem de apreensão, além de não possuir nenhuma formação profissional e precisar cuidar e sustentar a filha de dois anos. Ela encontrou uma solução ao começar a atuar com o que conhecia: tratamento estético em sobrancelha.
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Começou a atender clientes em uma sala de 30 metros quadrados, alugada com ajuda da família, e desenvolveu uma técnica diferenciada no mercado chamada flowbrows – um protocolo que une tratamento com reconstrução de sobrancelha. O método implanta pigmentos com uma micro lâmina simulando fios reais. Sua estratégia era usar as redes sociais para se promover. Ela contava sobre suas conquistas, falhas e vulnerabilidades, e de uma salinha pequena, criou um negócio milionário, que faturou R$ 30 milhões em 2022, com um Instagram seguido por 11 milhões de pessoas. Mas como ela fez isso?
Como Natalia alcançou o sucesso?
Natalia abordou o papel fundamental das redes sociais e do empreendedorismo digital em sua trajetória. Destacou a importância de se reinventar e utilizar as plataformas digitais para expandir seu alcance. A empreendedora ressaltou que o segredo não está apenas nos números, mas na construção de confiança com a audiência.
Ao falar sobre a criação de produtos digitais, Natalia enfatizou a oportunidade de escalar o negócio e alcançar um público mais amplo. Ela encorajou os presentes a compartilharem não apenas seus sucessos, mas também suas vulnerabilidades, construindo uma conexão genuína com o público.
A sua conexão com o público e clientes vem através de vários fatores, um deles é o pijama que usa para atender – e estava usando na palestra. O objetivo é mostrar que não se importa com o que os outros pensam. “O pijama representa liberdade e autenticidade. É poder ser você mesma sem ser refém dos padrões que a sociedade impõe. Eu cresci aprendendo que para você fazer direito e fazer sucesso você precisa ser advogada e vestir um terno. Eu construí meu império de pijama, para mostrar para as pessoas que elas não têm que ser refém de padrão, não tem que se moldar para caber na sociedade.”
A Natalia Beauty Group também tem uma estratégia de proporcionar experiências estimulando os cinco sentidos dos clientes e alunos, para que eles criem uma memória afetiva com o espaço. Além do aroma próprio, quem visita qualquer uma das quatro unidades da empresa toma cappucino com nutella, ouve uma playlist que foi criada estrategicamente conforme os dias da semana e os estados emocionais das clientes e visualiza belos espaços intagramáveis e rodeados por flores, além de receber um tratamento inicial com massagens no rosto e óleos essenciais para despertar o tato.
“Eu me coloco no lugar do cliente e penso em como gostaria de ser atendida. Até criamos uma cerveja rosa de amora, porque o objetivo é surpreender o cliente. Sempre fui muito do detalhe e foi assim que desenvolvi o marketing dos cinco sentidos e isso ativa o sexto sentido, a vontade da cliente de voltar para o espaço, sem saber o porquê”, explica.
Além da questão financeira e de cobrar R$ 12.5 mil por hora para fazer o tratamento em suas clientes, Natalia valoriza o trabalho social, desenvolvendo diversos programas para impactar e incluir diferentes grupos de pessoas. Um deles é a micropigmentação gratuita para a reconstrução de auréola em mulheres que fizeram mastectomia (retirada da mama) causada pelo câncer. Outro projeto ‘e o curso de capacitação de Design de Sobrancelhas para detentas da Penitenciária Feminina Sant’Ana.
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