É com muita alegria que inauguramos hoje a coluna da Associação Brasileira de Startups aqui no Startupi! Temos certeza que através desta parceria aumentaremos nosso alcance e enriqueceremos nossa comunicação com as startups de todo país. E para começar, nada melhor que contextualizar um pouco mais sobre o que somos e como pensamos.
A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) é uma organização sem fins lucrativos, fundada como um rede de empreendedores em 2011, com a missão de fomentar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo tecnológico nacional, elevando a qualidade e competitividade das startups brasileiras.
Em outras palavras a ABStartups foi feita de empreendedores, para empreendedores! Pois não existe nada melhor do que ser representado por pessoas que estão ou já estiveram do mesmo lado que o seu, principalmente por conhecer os desafios do mundo empreendedor. E realizaremos nossas ações através de três pilares de atuação:
Inteligência de Mercado – Foco no levantamento de informações sobre os gargalos do ecossistema; Melhorar o deal flow para investidores e aceleradoras, que poderão filtrar e selecionar melhor as startups utilizando nossas plataformas StartupBase e Arena. Além disso, fornecer para imprensa, dados atualizados e realistas em relação ao desenvolvimento, gestão e investimentos em startups, posicionando-se como principal fonte de dados sobre o tema.
Educação Empreendedora – Desenvolvimento de programas de capacitação, cursos, eventos para evolução de ecossistemas regionais e empreendedores nos quatro diferentes momentos – Curiosidade, Ideação, Empresa e Tração. Desenvolver critérios de qualificação de startups que realmente estão focadas em construir modelos de negócios escaláveis.
Representatividade – Fomento e desenvolvimento de políticas públicas para startups e agentes do ecossistema, principalmente investidores e aceleradoras. Fortalecer as comunidades regionais de startups brasileiras, ampliando nossa capilaridade que já conta hoje com representações nas cinco regiões do país.
Até 2016 queremos regulamentar e disponibilizar informações de mercado sobre o cenário de startups brasileiro, promover projetos e programas que elevem a educação empreendedora, além de propor e discutir políticas públicas de apoio a startups.
E para tornar possível esta grande missão, nosso conselho consultivo é formado por representantes da MCTI, APEX Brasil, SEBRAE Nacional, ABVCAP, Anjos do Brasil e aceleradoras nacionais. A execução de nossas iniciativas ficam a cargo no nosso conselho deliberativo, formado por Gustavo Caetano (Presidente), Pedro Sorrentino (Vice-Presidente), Guilherme Junqueira (Diretor Executivo) e Rosi Rodrigues (Diretora de Operações). Além disso, temos gestores regionais em 20 estados brasileiros.
Acreditamos que o Brasil é a bola da vez quando o assunto é startups e para isso estamos trabalhando duro para mitigar lacunas de educação e cultura empreendedora, acesso a informações quantitativas e qualitativas sobre as startups brasileiras, além de contribuir no fomento e articulação de agentes mobilizadores do cenário empreendedor do nosso país.
E aí, vamos pivotar o Brasil juntos?
Guilherme Junqueira
Diretor Executivo da ABS