O que um desenvolvedor faz nas horas vagas? Desenvolve. Ao menos no caso de Ricardo Delcastanher, do StartupComedy.tv e do Twittepaga (que está sendo descontinuado devido à baixa na demanda), que cria uma série de aplicativos no tempo de sobra que tem entre o trabalho e seu bebê recém-nascido. “Faço algumas aplicações pra facilitar o meu dia a dia”, conta Ricardo. Um desses projetos, o YouTuner, acabou tendo uma repercussão maior.
“Sou fã de podcasts desde 2008 e sempre tive dificuldades para apresentar a mídia para novas pessoas”, lembra. “Um dia, navegando pelo YouTube, percebi que a facilidade em se dar um ‘Play’ nos vídeos relacionados garante bons números de visualizações de vídeo.”
Foi quando surgiu o YouTuner: o “YouTube dos podcasts”. O site foi ao ar em maio de 2012 e ajuda a encontrar e divulgar os podcasts. Quem usa aplicativos para ouvir podcast sabe que encontrar o ideal exige tempo, dedicação e paciência, e a ideia do Ricardo é facilitar esse processo para quem está no PC.
Com o apoio dos próprios podcasters, Ricardo conta que montou o site e já colocou 245 canais, com mais de 12 mil episódios cadastrados. Segundo ele, o site tem mais de 5 mil visitantes únicos por mês, com mais de 32 mil visualizações de páginas. Ele estima que boa parte dessas visualizações renda downloads dos episódios. “Isso é feito direto nos servidores dos podcasters para manter as estatísticas deles”, afirma.
Ainda é bem difícil mensurar o mercado de podcasts no Brasil –as listas da Apple dão boas dicas de quem anda mais popular. Mas Ricardo mantém contato com os criadores de conteúdo e afirma que os números do YouTuner são expressivos diante do fato de quem “a maioria dos produtores de conteúdo tem dificuldade de ultrapassar uma média de 1.500 downloads por episódio”.
Para efeitos de comparação, o Nerdcast (podcast referência no Brasil) afirma ter 50 mil downloads de um episódio, na semana em que ele é lançado (veja aqui).* Mas nem todos os podcasts têm a força do Nerdcast…
*Um leitor me alertou no comentário que os dados do Nerdcast não são os mais atuais. Dá pra acessar os dados mais recentes aqui e pelo visto esses 50 mil já chegaram em 270 mil.