* Por Bruno Perin
Quantas vezes você já pensou uma ótima ideia de negócio e não foi adiante por causa do seu mindset? Alguma coisa lá dentro disse – “Ah, mas vai dar errado.”
E vamos ser sinceros: você justificou não seguir porque a ideia era ruim. Imagine o Alexandre Costa, dono da Cacau Show, no start da sua ideia. Vou fazer trufas e criar uma grande empresa disso. E depois pensar “Ah, nem vai dar certo isso.”
Portanto, concluir: “Ah, vender trufas nem é tão bom.”
Fim.
A famosa história dele não existiria. Por isso, falar de mindset é tão importante quanto falar da ideia. Mesmo que você não acredite tanto nisso ou esteja desmotivado. Quero lhe ajudar nisso, e você também se ajuda, fechou?
Caso for o primeiro texto meu que você lê – aqui você pode compreender sobre esse estilo de escrita doida.
Você vai entender a importância do seu mindset
Este artigo tem um objetivo: fazer você entender de uma vez por todas que sem o mindset certo, não vai dar. Sério, eu to cansado de ver pessoas acharem que é só a ideia. Elas sempre colocam culpa nos planos.
Bom, se você já fez isso algumas vez. Ok, está desculpado. Não tinha obrigação de saber. Mas agora não pode mais, fechou?
Falta motivação em seu mindset
Esses tempo falei com mais 100 pessoas no meu insta (@brunomrperin) sobre isso. O que elas mais precisavam ler ou ouvir para dar start na ideia. Advinha?
“Eu preciso de mais materiais que me inspirem”.
Sim, esse foi disparado o maior pedido. Nenhuma dica especifica de área de negócio. Mas elas precisam trabalhar mais a mente para encarar a realidade. Eu te entendo ter aquele medinho.
Eu escrevi medinho…
Mesmo eu que já lancei vários negócios tenho empresas, em que já perdi e ganhei. Ainda tenho aquele receio de um início.
Imagina você que mal começou ou nem tentou. É muito normal sentir isso. Mas, precisa entender que se não ter uma vibe de que vai dar certo, que tem um jeito, sua encrenca vai ser feia.
Não é difícil desenvolver isso. Mesmo você em uma situação mais complicada ou desacreditado no momento. É entender que isso é importante como primeiro passo.
Sim, um ótimo plano ajuda muito
Não tem nem o que falar, mas você precisa de um plano muito bem desenhado da confiança. Recomendo que você tenha um. Claro que vai ajudar no seu mindset.
Aqui tem até alguns materiais para você:
Como desenhar uma ideia de negócio – leia aqui.
Como criar um negócio com seu hobby – leia aqui.
Como fazer um plano – leia aqui.
E caso ainda esteja sem grana, tem uma área no blog só para artigo nessa linha – leia aqui.
Esses materiais lhe ajudaram em qualquer um dos pontos que queira. Mas, não é só isso.
Sua mentalidade tem que ser de vencer
Não adianta você encontrar a melhor oportunidade, desenvolver uma solução maravilhosa para o mercado, adequar preço, encontrar um público para isso e simplesmente ter uma porcaria de mentalidade.
Você precisa assimilar a postura, pois, mesmo com o plano e ideia maravilhosa situações difíceis vão acontecer. E se você não tem esse mindset forte, você desiste.
Ao ler todo esse material. Você vai encontrar todos os motivos para trabalhar seu mindset. E isso vai fazer você fortalecer o que precisa. Para encarar a jornada empreendedora.
O que é necessário para empreender?
Esse é uma pergunta que me fazem toda hora. As pessoas ficam curiosas sobre desenvolver suas habilidades técnicas ou comportamentais. Claro que as duas são importantes, mas onde podem se dedicar mais? “O que” ou “do que precisam”?
Hoje percebo que a maior parte das pessoas que deram o salto para empreender eram questões mesmo de mindset:
– Acreditar que podia;
– Aceitar o risco;
– Acreditar que poderia lidar com os erros;
– Entender que jamais teria o momento perfeito;
– Perceber que é uma questão de atitude;
-Acreditar que é possível alcançar.
Não ceda ao preconceito, é necessário e pronto
É muito triste, mas muitos empreendedores são preconceituosos com isso. Eles esquecem que porque já conseguiram um dia tiverem esses medos e receios e acham que tudo aquilo que não for estímulo ao técnico é balela.
Só quem está próximo de verdade das pessoas que querem empreender. É que percebem que elas precisam de mais apoio, estímulo, inspiração.
Não fique preocupado achando que é besteira você estar procurando por estímulo, é o que o que a grande maioria está
Você não pode perder seu tempo com quem acha que isso é besteira. Essa pessoa não conhece de empreendedorismo. Talvez tenha feito um negócio de sucesso. Mas não conhece de empreendedorismo e de gente para dizer algo assim.
Todos precisamos de inspiração e motivação.
Questões técnicas você aprende
Várias técnicas e ferramentas do empreendedorismo você vai aprender. E a maior parte das lições a própria jornada lhe traz, mas: é impossível fazer qualquer ideia incrível se tornar realidade se você não acredita nela e em você, portanto procure por:
– Livros;
– Vídeos;
– Acompanhe pessoas legais no instagram;
– Vá em eventos;
– Cafés;
– Tudo aquilo que lhe dá um gás.
Isso é um fator a mais para o próximo passo. Acredite: eu fiz um material disso: 10 dicas infalíveis de motivação para empreendedores.
Até quando contratamos pessoas aqui na empresa, seguimos falamos: melhor contratar aquele com o perfil comportamental melhor, pois a parte técnica ele aprende. No empreendedorismo vai ser a mesma coisa.
Reforce seu mindset
Portanto, a moral desse artigo é: trabalhe tão sério seu mindset quanto sua ideia. Você precisa estar com a mente tão forte, quanto sua ideia ser boa, pois o mercado vai trazer dificuldades. Você vai cometer erros, as pessoas vão lhe desapontar, portanto, muitas coisas vão acontecer e sua mente precisa estar forte.
Você deve levar a sério isso, assim como leva a construção do seu plano de negócio. Tome essa decisão de trabalhar sério seu mindset.
Ninguém venceu
Eu queria finalizar e lhe contar que ninguém até hoje venceu só com uma ideia ótima. Ninguém conseguiu desenhar um modelo tão bom que só isso bastava. Não existe uma única história para provar isso. Pegue qualquer pessoa que tem um grande negócio e veja: o mindset dela era forte. Enfim, tinha que ser. Caso contrário, ela tinha desistido.
Se ninguém conseguiu até agora vencer com um mindset negativo, logo, por que você vai tentar fazer assim?
Alguém que precisa acreditar mais
Você conhece alguém que precisa acreditar mais? Puxa, então envie esse artigo pra aquela pessoa que pode fortalecer suas crenças. Vai que ela só precisa do seu empurrão.
Só compartilhar com ela.
Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.