A Nagro, agfintech especialista na concessão de crédito agro, lança a linha AgCred, um crédito especial para os produtores rurais que são clientes dos fornecedores de insumos cadastrados na plataforma AgRisk. Das 293 empresas que são clientes do AgRisk, 43 já fecharam acordos para utilizar a plataforma. Essas empresas tem um portfólio de clientes que possuem R$ 90 bilhões de endividamento rural. Desse montante, a agfintech trabalha para poder conceder R$10 bilhões nos próximos anos.
“Cadastramos mais produtores em duas semanas do que em oito meses quando começamos”, afirma Mateus Carrijo, CMO da Nagro. Segundo ele, o sucesso da estratégia deve-se ao fato da plataforma fazer a análise de risco e oferecer opções de empréstimo em poucas horas, além disso, para o produtor rural, nada muda. “Usamos algoritmos e inteligência artificial para conceder crédito em até 48 horas e criamos um ambiente de relacionamento, onde o produtor rural é o centro de nossas atenções.”
De janeiro a março deste ano, as solicitações de crédito à Nagro somaram R$ 817 milhões, volume 1.019% superior dos primeiros três meses de 2021. Já o valor concedido teve um aumento de 312%. Para o intervalo entre abril e junho, a expectativa é avançar 73% em relação ao total financiado no segundo trimestre de 2021.
Carrijo salienta que o avanço acompanha os investimentos que a startup fez para ampliar sua equipe – o quadro de funcionários chegou a 84. Além disso, entre o fim de fevereiro e o começo de março, quando a guerra na Ucrânia estourou, muitos agricultores solicitaram recursos para antecipar a compra de fertilizantes.
* Foto destaque: Mateus Carrijo, CMO da Nagro