O Social commerce tem crescido cada vez mais como estratégia adotada por marcas para alcançar novos clientes, surgindo como uma atraente proposta de preparar conteúdos que tornem os produtos irresistíveis.
María Echeverri Gómez percebeu esse movimento crescente no mercado e decidiu apostar nele. Ela, que já tinha experiência com startups – sendo uma das primeiras funcionárias da Rappi – concluiu seu MBA em administração de negócios em Stanford e decidiu criar seu próprio negócio com fundo social: a Muni, startup colombiana que foca exclusivamente no social commerce, utilizando tecnologia e inovação para democratizar o e-commerce de produtos de supermercado, os tornando mais acessíveis e inclusivos para as classes C e D.
A Muni possui uma forma diferente de atuar no mercado: em vez de fazer vendas diretas, ela utiliza “Líderes Muni”, que oferecem produtos de supermercado por meio de um catálogo 100% online para seus vizinhos, amigos e conhecidos e, a partir desse modelo de negócio, esse líder consegue gerar uma renda mensal adicional. O aplicativo também permite que os revendedores gerenciem suas vendas, divulguem produtos e controlem suas comissões, oferecendo diversas funcionalidades para que qualquer pessoa consiga ter o seu próprio negócio de forma online.
“O nosso diferencial de outras plataformas é que funcionamos de fato como um varejo, ou seja, compramos a mercadoria da indústria e revendemos para o consumidor final, desta forma conseguimos otimizar todo o processo de venda. Além disso, por termos uma cadeia de abastecimento mais curta, conseguimos obter melhores custos e repassar esses custos em melhores preços pros nossos consumidores”, destaca Thomas Endler, Head da área Comercial na Muni Tienda Brasil. Todos os líderes ganham uma remuneração de acordo com o produto vendido.
Os revendedores conseguem ter acesso a startup através de indicações de outros vendedores que divulgam e apresentam a Muni. Eles passam por um treinamento que funciona da seguinte forma: primeiro o vendedor baixa o aplicativo Muni, realiza o cadastro, e o próprio app o ajuda de forma intuitiva a cumprir os primeiros passos para se tornar um líder Muni. Ao realizar sua primeira compra e dividir o catálogo com pelo menos dois clientes, ele recebe um cupom para convidar esses consumidores a efetuarem compras na plataforma.
Muni no mercado brasileiro
A sede principal da Muni fica localizada em Bogotá – capital da Colômbia – e, de acordo com Thomas: “O ecossistema de startups na Colômbia está se tornando uma grande referência no setor, principalmente pela localização geográfica que fica próxima aos Estados Unidos, que é a maior economia do mundo, o que acaba favorecendo o mercado colombiano”.
Fundada em julho de 2020, a Muni está presente também no México e começou a operar no Brasil em 2021. Segundo Thomaz, o mercado brasileiro foi um dos escolhidos pela startup porque o país é o maior mercado consumidor da América Latina. “Em dois anos a Muni expandiu de forma muito rápida e este crescimento se deve ao fato da plataforma ser bastante acessível, ter um componente digital e, claro, ter recebido um investimento que ajudou na aceleração do negócio”.
Em estudo realizado pela All in, plataforma que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados, em parceria com a Opinion Box, 87% dos brasileiros já fazem compras online, e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos. A pesquisa ainda aponta que 61% dos consumidores são adeptos ao Live Commerce pelos descontos exclusivos das transmissões.
Investimento e próximos passos
Em abril de 2022 a Muni recebeu um aporte de US$ 20 milhões em rodada série A liderada pela Lightspeed Venture Partners, empresa global de capital de risco, o que eleva o financiamento total da startup para quase US$ 27 milhões. Atualmente, a startup possui mais de 15 mil “líderes Muni” e mais de 40 mil consumidores na América Latina. “Queremos nos aproximar cada vez mais das indústrias de consumo, porque assim iremos nos tornar cada vez mais relevantes para os nossos consumidores e revendedores. Queremos continuar crescendo e ‘ dominar o mundo’, com certeza”, finaliza Thomas.