Cerca de 31% das startups possuem ao menos uma mulher nos quadros societários, afirmou o levantamento “Startup Landscape: Lideranças Femininas”, feito pela Liga Ventures, rede de inovação aberta.
Com relação às categorias de startups que possuem um número maior de mulheres em cargos de liderança, estão as fintechs, as agtechs, as healthtechs, as edtechs e as foodtechs. Já sobre o ano de fundação, cerca de 18% delas foram criadas entre 2020 e 2023. As principais categorias de startups ativas fundadas nesse período foram agtechs (16%); fintechs (14%), beautytechs (13%), healthtechs (11%) e martechs (6%).
Quando se trata dos investimentos no setor, ao analisar a participação no montante captado por ano, é possível observar que 22% das startups que receberam aportes em 2023 contavam com mulheres no quadro societário, valor significativamente menor do que os 47% registrados em 2022.
O estudo mostra ainda o tamanho das equipes das startups com mulheres no quadro societário, onde 23% delas têm até cinco funcionários, 29% possuem entre 6 e 15; 28% de 16 a 50; 9% de 51 a 100, e apenas 11% possuem mais de 100 colaboradores.
“Os dados do estudo são reveladores e oferecem insights valiosos sobre a atual representatividade feminina no ecossistema de startups. Embora os números mostrem um avanço e indiquem um aumento na presença de mulheres em cargos de liderança nessas empresas nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para alcançarmos um equilíbrio real de representatividade. É importante analisarmos essas informações para entendermos como podemos impulsionar mudanças significativas e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado para as mulheres no universo das startups”, analisa Luciana Leão, VP de Educação Corporativa da Liga Ventures.
O estudo traz também os estados com maior distribuição de startups ativas. Em primeiro lugar do ranking está São Paulo (53%), seguido de Santa Catarina (8%), Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%), Rio Grande do Sul (7%), Paraná (6%), e Espírito Santo (3%).
Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das startups mapeadas, onde 40% são emergentes, 24% estão estáveis, 25% são nascentes e 11% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais utilizadas, a inteligência artificial se destaca sendo aplicada por aproximadamente 9% das startups, sendo que os setores que mais a utilizam são agtechs (16%), healthtechs (13%), hrtechs (9%), fintechs (9%), e retailtechs (8%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 54% delas têm como foco o mercado B2B.
Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.