Por Bruna Galati
O empresário Abilio Diniz, que morreu no domingo (18), foi uma figura relevante no varejo brasileiro. Ele foi o criador do império Grupo Pão de Açúcar, fundando em abril de 1959, ao lado do seu pai Valentim Diniz, a primeira unidade do supermercado Pão de Açúcar.
Que ele fez história no setor varejista muitos já sabem, mas poucos tem conhecimento de que Diniz investia no ecossistema de startups.
Abilio Diniz investe em startups
Em novembro de 2023, sem muito alarde, o empresário criou a gestora de ventura capital Altitude Ventures, um spin-off da Península Participações – empresa fundada em 2006 para os investimentos da Família Abilio Diniz – para investir em startups.
Em 2020, a Península desenvolveu uma carteira para aportar em seis startups, mas elas estavam misturadas com aportes de private equity. Para melhorar as estratégias dos investimentos, Diniz separou essa área, dando governança e autonomia para uma equipe que focaria 100% do novo capital em investimento em startups. A partir de novembro de 2023, elas ingressaram para o portfólio da Altitude Ventures. Seguindo o NeoFeed, esse capital era de aproximadamente US$ 50 milhões.
A Altitude Ventures foi fundada com dois sócios: Laura Jaguaribe, que é sócia gerente, e Gabriel Casella, que é sócio e líder do setor de saúde. O VC investe em startups brasileiras e da América Latina em estágio inicial, em fase de desenvolvimento e com produto já testado no mercado, em áreas como consumo e varejo, alimentação e sustentabilidade, educação e empregabilidade, digitalização e produtividade e saúde e bem-estar.
Atualmente, o portfólio da Altitude Ventures conta com a healthtech Sanar, a edtech Descomplica, a retailtech Olist, a startup de segurança idwall, a edtech Letrus, a healthtech Hilab e a edtech passeidireto, que era investida da gestora e foi vendida para o UOL Tech.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.