Riscos financeiros, estratégicos, operacionais, cibernéticos, fiscais, são alguns dos fatores que podem impactar o desenvolvimento de uma empresa. Ainda que as organizações tentem antecipar seus esforços para lidar com essas ameaças, elas podem sofrer graves consequências se não estiverem preparadas para enfrentar e mitigar tais desafios. Por isso, ter uma gestão de risco eficiente tornou-se peça fundamental para a segurança das companhias, com forte implementação de estratégias que possam reduzir potenciais perigos.
Segundo dados da Pesquisa Global de Riscos, publicada em 2022 pela PwC Research, 60% dos brasileiros estão aumentando seus gastos gerais com tecnologia de gerenciamento de riscos. A pesquisa ainda mostra que 85% dos brasileiros afirmam que acompanhar as transformações digitais no cenário empresarial é um grande desafio na gestão de riscos.
Esses números comprovam que é imprescindível adotar sistemas tecnológicos de controle, a fim de conter todos os riscos que uma corporação pode sofrer, e que essa é uma das principais preocupações dos gestores. Portanto, definir um conjunto de estratégias permite que as empresas direcionem seus esforços para identificar e impedir possíveis ameaças internas e externas. Mas, antes de pensar em implementar medidas de proteção, é crucial que elas identifiquem e compreendam os riscos aos quais estão expostas.
Isso pode envolver uma análise abrangente dos processos internos, definição das áreas mais expostas, implementação de novos procedimentos operacionais e monitoramento regular. Portanto, ter um controle eficiente fortalece a resiliência e a sustentabilidade da empresa, minimizando a probabilidade de eventos indesejados.
Outro ponto crucial também é a criação de uma cultura organizacional que valoriza a gestão de riscos. Isso envolve a conscientização e treinamento de todos os membros da equipe sobre a importância da identificação, avaliação e combate dessas ameaças. Para isso, é imprescindível que a instituição tenha uma comunicação transparente com seus colaboradores.
Diante desses insights, concluo que quanto mais rápido uma empresa identificar os riscos, maior será seu nível de sucesso na hora de mitigá-los. Com um plano estratégico eficiente, é possível evitar qualquer adversidade de exposição. Isso assegura a preservação da integridade da mesma, contribuindo para um ambiente de negócios próspero e seguro.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.