Durante o evento Microsoft Ignite 2023, a empresa anunciou três novas versões do Copilot, sua marca de tecnologias generativas de IA, em seu portfólio de software e serviços: Copilot for Azure, Copilot for Service e Copilot in Dynamics 365 Guides.
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A Microsoft também lançou o Copilot Studio, uma nova plataforma que oferece ferramentas para conectar o Copilot para Microsoft 365 – o Copilot em aplicativos como Excel, Word e PowerPoint e Edge.
Copilot for Azure
O Copilot for Azure, que agora está disponível em versão prévia, é a resposta da Microsoft ao Duet AI no Google Cloud. Assim como a IA do Google, o Copilot for Azure assume a forma de um assistente por chat para clientes da nuvem, sugerindo configurações para aplicativos e ambientes e ajudando na solução e identificação de problemas.
O Copilot for Azure pode responder a perguntas como “Copilot, quantos recursos de nuvem eu tenho?” além de consultas e solicitações mais complexas como “Copilot, qual armazenamento de dados devo usar para minha aplicação?” e “Copiloto, crie a interface de linha de comando para executar esta ação”.
Aproveitando uma combinação de modelos generativos de IA, especificamente grandes modelos de linguagem (LLMs), o Copilot for Azure extrai conhecimento da documentação técnica, além das configurações e políticas individuais dos usuários
Copilot for Service
O Copilot for Service é projetado para casos de uso de atendimento ao cliente, ele se integra ao software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), incluindo Dynamics 365, Salesforce, SAP, Workday e ServiceNow da própria Microsoft, para responder a perguntas relacionadas a vendas e oferecer sugestões para os próximos passos.
O Copilot for Service – que pode ser incorporado no nível da área de trabalho do Windows ou implantado por meio do Microsoft Teams – pode responder às perguntas mais frequentes dos agentes de atendimento ao cliente, recorrendo aos sites da empresa, artigos de conhecimento, bancos de dados offline e muito mais. Esses mesmos agentes podem solicitar ao Copilot for Service que lhes forneça informações de contas e casos de sistemas de CRM quando – e em teoria, onde – eles precisarem.
Em breve, segundo a Microsoft, o Copilot for Service poderá fazer recomendações proativas para a criação ou atualização de “ativos de conhecimento” existentes, por exemplo artigos, com base em e-mails, casos de atendimento ao cliente, bate-papos do Teams e muito mais. E enriquecerá resumos e rascunhos de e-mail no Outlook e recapitulações de reuniões no Teams com dados de CRMs, dando aos usuários a capacidade de visualizar e atualizar registros de CRM diretamente no Outlook e Teams e automatizar tarefas como encerramento de casos, agendamento de reuniões, acompanhamento de tarefas.
O Copilot for Service estará disponível em versão prévia pública no início de dezembro por US$ 50 por usuário por mês.
Copilot in Dynamics 365 Guides
O Copilot in Dynamics 365 Guides aproveita a IA generativa para resumir informações potencialmente úteis para os funcionários da linha de frente e traduzir esses resumos em sobreposições nos equipamentos que eles estão mantendo.
Usando o Copilot in Dynamics 365 Guides, os trabalhadores podem apontar ou observar um componente e fazer perguntas como “Qual é o limite de torque para esses parafusos?”, “Em que direção essa peça se encaixa?” e “Mostre-me as etapas para desmontar esta unidade de filtragem”. O Copilot reconhecerá o que está sendo referido ou apontado e fornecerá respostas, projetando instruções no heads-up display do HoloLens 2.
Quanto mais informações o Copilot in Dynamics 365 Guides puder acessar (por exemplo, documentação técnica, sensores da Internet das coisas, registros de serviço, dados operacionais, notas, transcrições, conteúdo de treinamento e assim por diante), mais perguntas específicas do domínio e da empresa ele poderá responder. Os modelos de IA generativa OpenAI que sustentam o serviço decifram o que está na câmera do HoloLens 2 e mostram diagramas – ou até mesmo leem resumos em voz alta – para esclarecer etapas e soluções específicas.
O Copilot in Dynamics 365 Guides será lançado para um conjunto limitado de clientes e recursos para melhorar possíveis problemas que virão.
Copilot Studio
Com o Copilot Studio baseado na Web, que agora está disponível em versão prévia pública para assinantes existentes do Copilot for Microsoft 365, uma empresa pode fornecer ao Copilot for Microsoft 365 e ao Copilot for Service acesso aos dados em seus CRMs, sistemas de gerenciamento de recursos empresariais e outros bancos de dados e armazenamentos de dados usando conectores pré-construídos ou aqueles que ele mesmo cria.
Por meio do Copilot Studio, os clientes também podem garantir que os Copilots sempre respondam de uma determinada maneira a determinadas perguntas (por exemplo, perguntas de integração) e — possivelmente mais significativo — criar e publicar os seus próprios “copilotos” personalizados.
Qualquer usuário com a licença adequada pode usar o Copilot Studio para criar um copiloto personalizado – por exemplo, um chatbot para gerenciamento de despesas – descrevendo-o em linguagem natural. O Copilot Studio fornecerá um ponto de partida e enviará o copiloto para uma UI “canvas” com ferramentas colaborativas, entre elas um sistema de comentários e visualizações de codificação lado a lado, que podem ser usadas para refiná-lo.
Os clientes podem criar copilotos que filtram conjuntos de dados específicos para equipes ou usuários específicos. Ou podem conectar um copiloto a uma automação, plug-in ou serviço de terceiros para iniciar ações ou um fluxo de trabalho.
Depois de finalizados no Copilot Studio da Microsoft, os copilotos podem ser implantados em vários canais, incluindo sites e plataformas de mídia social. Um painel mostra o status dos copilotos em execução e quem os está criando e personalizando, juntamente com controles para proteger os dados do copiloto usando políticas de acesso e gerenciando ambientes de implantação.
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