A Microsoft anunciou hoje a aquisição do ZeniMax Media, controladora da Bethesda Softworks, uma das maiores desenvolvedoras e editoras de jogos de capital fechado do mundo, por US$ 7,5 bilhões.
Com a adição da Bethesda, a Microsoft crescerá de 15 para 23 equipes de estúdios criativos e adicionará franquias icônicas da Bethesda ao Xbox Game Pass. Isso inclui a intenção da Microsoft de trazer os futuros jogos da Bethesda para o Xbox Game Pass no mesmo dia em que forem lançados no Xbox ou PC.
“Os jogos são a categoria mais expansiva na indústria do entretenimento, já que as pessoas em todos os lugares recorrem aos jogos para se conectar, socializar e jogar com seus amigos”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Conteúdo diferenciado de qualidade é o motor por trás do crescimento e valor do Xbox Game Pass – do Minecraft ao Flight Simulator. Como uma desenvolvedora e editora de jogos comprovada, a Bethesda obteve sucesso em todas as categorias de jogos e, juntos, promoveremos nossa ambição de capacitar mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo”, complementa.
A aquisição planejada inclui escritórios de publicação e estúdios de desenvolvimento em todo o mundo com mais de 2.300 funcionários, incluindo Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. As franquias mais vendidas e aclamadas da Bethesda incluem The Elder Scrolls , Fallout , DOOM , Quake , Wolfenstein e Dishonored , entre outros.
A empresa controladora da Bethesda, ZeniMax Media, foi fundada em 1999 pelo presidente e CEO Robert A. Altman. A estrutura e liderança da Bethesda permanecerão em vigor. “Este é um dia emocionante para esta empresa, nossos funcionários e nossos fãs. Temos uma parceria estreita com a Microsoft há décadas e este negócio é uma progressão natural daqueles anos trabalhando juntos”, diz Altman.
“Os grandes vencedores de hoje são os nossos fãs. Continuamos a desenvolver nossa lista de jogos AAA, mas agora com a escala da Microsoft e toda a pilha de jogos, nossos jogos só podem ficar melhores”, ressalta Robert.
A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e conclusão da revisão regulatória. A Microsoft espera que a aquisição seja concluída no segundo semestre do ano fiscal de 2021 e tenha um impacto mínimo na receita operacional não-GAAP nos anos fiscais 2021 e 2022. Não-GAAP exclui o impacto esperado dos ajustes contábeis de compra, bem como integração e transação despesas relacionadas.