O Mercado Livre, anunciou hoje, em evento realizado para a imprensa, o lançamento de uma nova ferramenta dentro da plataforma: Mercado Coin, uma cripto que está integrada ao seu ecossistema e que, a partir de hoje, estará progressivamente disponível aos usuários no Brasil. O objetivo da empresa é democratizar o comércio e oferecer a melhor experiência aos seus usuários.
Os clientes poderão obtê-la como recompensa na compra de produtos selecionados no Mercado Livre, que estarão identificados com a logo da cripto. A Mercado Coin serve para realizar compras no marketplace e será possível comprá-las ou vendê-las para resgatar em moeda local a partir do aplicativo do Mercado Pago.
Para oferecer esse serviço, a plataforma firmou uma parceria estratégica com a Ripio, uma das maiores plataformas de criptoativos da América Latina, que será a custodiante e exchange das operações de compra e venda de criptos realizadas por meio do aplicativo Mercado Pago.
“Mercado Coin se soma como uma ferramenta inovadora que enriquece nosso programa de fidelidade e gera uma nova experiência dentro da plataforma. Este novo produto agrega ainda mais valor a nossa relação de lealdade com os milhões de usuários, pois quanto mais compras eles fizerem, maior será a quantidade de Mercado Coin. Estamos muito animados com este novo marco em nosso ecossistema”, diz Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.
A Mercado Coin foi desenvolvida com base no protocolo ERC-20 da Ethereum, um padrão que monitora todas as transações para que sigam os protocolos de segurança necessários. Ela foi projetada para ser usada pela internet, e seu valor pode aumentar ou diminuir de acordo com a demanda.
“A tecnologia blockchain por trás da Mercado Coin nos permitiu desenvolver uma solução aberta e extremamente segura. Seguimos acompanhando as evoluções dos criptoativos e da tecnologia blockchain, pois acreditamos no potencial dessas ferramentas para simplificar operações, conectar e promover o desenvolvimento financeiro de pessoas.”, comenta Guilherme Cohn, gerente Sênior de Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre.
Mercado Livre e as Criptomoedas
O Mercado Livre monitora o crescimento global da tecnologia blockchain e do mundo cripto desde seu início como uma ferramenta para simplificar operações e conectar as pessoas. Nos últimos anos, a empresa vem dando passos firmes nesse sentido:
1- Assumiu posições de US$30 milhões como reserva de valor em cripto;
2 – Lançou um site na Argentina que inclui publicações imobiliárias cujos vendedores aceitam criptomoedas para realizar uma operação;
3- Investiu em duas empresas do setor, Paxos e Mercado Bitcoin, para continuar promovendo o desenvolvimento e o uso da tecnologia cripto e blockchain na região e desde dezembro de 2021, passou a oferecer no Brasil o serviço de compra, venda e reserva de criptomoedas no Mercado Pago, simplificando e democratizando o acesso a todos os usuários.