Dentro do Festival Cidade do Futuro, realizado em São Paulo no aniversário da cidade, um dos principais temas foi o futuro da mobilidade e o papel dos carros elétricos pela cidade. Para muitos brasileiros, carros elétricos ainda são mais direcionados para entusiastas do mercado do que propriamente para o grande público. Isso se dá, principalmente, pelo preço: o investimento necessário para adquirir um carro elétrico gira em torno de R$ 250 mil. O mercado ainda sofre com a falta de estimulo do estado com isenção de impostos e estruturação de pontos de recarga. Mas o ESG começa a criar uma vontade das grandes marcas de estruturar seu foco incluindo essa área.
Em palestra sobre o tema, Pedro Moreira, especialista em Desenvolvimento de Mercado da Stellantis, comenta que o mercado também deve incentivar carros movidos à energia elétrica, que hoje em dia ainda sofre um certo preconceito dos amantes de veículos à combustão. “Carros elétricos não são novidade, mas percebemos que agora está deixando de ser algo curioso, mas sim uma necessidade, pensando na preservação do ecossistema”, diz.
Ao longo do painel, Paulo Santos, gerente de marketing da GM Brasil, comenta que a GM já começa a pensar em formas de popularizar carros elétricos no mercado, a primeira aposta da marca no Brasil é o Bolt EV, que é vendido a partir de R$ 329 mil no próprio site da Chevrolet. Apesar do alto preço, a marca estuda a criação de outros modelos, incluindo versões mais compactas para facilitar a locomoção nas grandes cidades.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Na GM trabalhamos no agora para estarmos preparados para a chegada do futuro, acreditamos que até 2030 devemos ter 10% da frota de carros de rua no Brasil sendo veículos elétricos, número que atualmente representa a parte de carros SUV nas ruas de hoje. Acreditamos que o mercado caminha para uma preocupação com o meio ambiente e com métodos de ESG, e esse é o novo foco da GM”, diz Paulo.
Mas não basta apenas as grandes marcas para tornar os carros elétricos uma realidade no Brasil. Por não terem uma autonomia tão alta, é importante que estações de carregadores estejam espalhadas pela cidade, para evitar que algum carro fique sem bateria. Assim, a realidade de carros elétricos se formará em conjunto. Quanto mais carros ocupando o mercado, melhor será a experiência dos motoristas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.