*Por Ed Lobo
No último dia 30 de agosto, sábado passado, conhecemos a Startup vencedora da segunda temporada do Reality show Espírito Startup. A disputa final ficou entre as startups uDNA, Maya TecSaúde e PJMEI, mas quem levou o prêmio de R$ 500 mil após defender seu Pitch matador foi a Maya TecSaúde.
O corpo de jurados era formado por Cátia Horsts, fundadora da Rophen Consultoria; Rogério Salume, fundador da Wi ne Vinhos; Mateus Bastos, gerente de transformação digital da ArcelorMittal; Rodrigo Miranda, fundador e CEO da Zaitt, e Angelo Dalla Bernardina, CEO da APEX Partner.
Ao todo, nove startups competiram entre si em uma batalha de Pitch, e apenas os melhores passavam de fase. A cada episódio, as empresas passavam por mentorias com executivos de empresas selecionadas e, em seguida, os jurados avaliavam qual delas havia apresentado o melhor modelo de negócio.
As finalistas contaram com mais mentorias até chegarem ao Pitch final. Em seguida, os jurados escolheram a vencedora, que arrematou o prêmio de meio milhão de reais para impulsionar o crescimento de sua empresa.
Agora vamos conhecer as finalistas e a vencedora da segunda edição do Reality:
A plataforma que reúne serviços de cuidado com idosos, Maya Tecsaúde, foi fundada por Júlia Schuwartz, que enfrentou dificuldades para cuidar da mãe, uma idosa que desenvolveu Alzheimer. Por conta de erros de um cuidador, a idosa sofreu acidentes domésticos e ficou internada.
Isso custou tempo de vida e, claro, momentos de convivência com a família. Diante da dor, Júlia e o marido desenvolveram a startup, que oferece serviços profissionais de cuidados para idosos e auxilia no acompanhamento do tratamento de doenças.
As finalistas:
Como podemos viver mais? Para a startup capixaba uDNA, a resposta é investir em saúde preventiva. Com testes remotos, a startup classifica o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos. Quem está no comando da empresa são Marcus Barbosa e Márcio Godoy.
Entre a idealização de um negócio e a primeira venda, o empreendedor tem que enfrentar diversas burocracias, e muitas vezes acaba desistindo. A startup capixaba PJMEI, que tem como CEO Jacques Danzi, nasceu para mudar esse cenário. A plataforma ajuda pequenos empresários a abrir, gerenciar e operar seus negócios por um valor mensal acessível. Quem acompanhou Jacques foi o Breno.
Galera do Espírito Santo, fiquem atentas que em breve a produção do reality estará selecionando novamente startups para a edição de 2023. A próxima empresa a levar essa bolada pode ser a sua!
Ed Lobo entusiasta é da gastronomia, militante da cultura e inventor de moda por natureza. Iniciou sua carreira no Setor da Cultura e Eventos há 18 anos e na Inovação há 10 anos, ajudando a desenvolver o ecossistema capixaba. Atualmente sou gerente de Inovação e Incubação da TecVitória e represento o Espírito como embaixador da inovação nos maiores eventos do Brasil. Inovação se faz assim compartilhando ideias, conectando pessoas, empresas e investidores; e aprendendo sempre!