Com objetivo de investir no aperfeiçoamento do produto e da plataforma, a Magroove, startup que atua na divulgação e distribuição digital de músicos independentes, acaba de receber um aporte no valor de R$ 8 milhões da DOMO Invest, gestoras de Venture Capital.
A startup possui mais de 750 mil artistas e usuários cadastrados na plataforma que estão presentes em mais de 190 países. O aplicativo de descoberta musical utiliza inteligência artificial e faz recomendações baseadas única e exclusivamente em similaridade musical entre artistas independentes e ouvintes.
“A Magroove utiliza um algoritmo que permite aos músicos que ainda não tiveram validação do público a possibilidade de compartilhar suas músicas, pois a popularidade não é um fator determinante, o que proporciona uma maior democratização no mercado”, comenta Vitor Cunha, fundador da Magroove e produtor musical.
Rodrigo Borges, sócio da DOMO Invest e gestor do Fundo Ventures, destaca o potencial da startup. “Apesar de todo o avanço tecnológico obtido pelo mercado musical com as plataformas de streaming, ainda há um grande contingente de músicos que não sabem como publicar suas músicas nessas plataformas, na Magroove esse serviço é gratuito e, caso a música faça sucesso, ela ganha uma comissão”.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Nossa primeira ideia era criar uma espécie de ‘Tinder de música independente’, em que o ouvinte poderia dar match com bandas ainda pouco conhecidas”, explica Vitor. ”Entretanto, para otimizar a experiência do usuário, era necessário primeiro que existisse uma grande quantidade de artistas independentes com músicas acessíveis nas plataformas de streaming”, explica.
Fabrício Schiavo, também fundador da Magroove, complementa: “Pivotamos o negócio e passamos a atender os músicos independentes, subindo o conteúdo criado por eles para as plataformas, recolhendo e repassando os royalties provenientes dos plays e downloads. Desburocratizamos toda essa parte de business que muitas vezes o artista não sabe ou não gosta de fazer”.
Os usuários têm até 30 segundos para ouvir a música e deixar o seu like ou deslike na sugestão. Caso o som agrade, ele vai para uma lista de descobertas e é possível escutá-lo de maneira completa na plataforma de streaming preferida.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.