O Magalu e o AliExpress, marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group, anunciaram nesta segunda-feira, 24, um acordo estratégico inédito para a venda de produtos em suas plataformas. A partir do próximo trimestre, a companhia chinesa começará a vender itens de sua linha Choice no Magalu, enquanto a varejista brasileira disponibilizará produtos de seu estoque próprio na plataforma brasileira do AliExpress.
Frederico Trajano, CEO do Magalu, destaca os benefícios da parceria para a estratégia da empresa. “A inclusão de milhares de produtos do AliExpress na nossa plataforma acelera nossa estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra, além de impulsionar a nossa operação cross border. Já a oferta de nosso 1P no AliExpress vai fortalecer as vendas e consolidar a absoluta liderança nas categorias que são tradicionais da companhia. Há uma complementaridade total de sortimento, sem sobreposição.”
Kai Li, CEO Latam do AliExpress, reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro. “Temos focado cada vez mais na expansão da nossa operação local, reforçando o compromisso do AliExpress em contribuir com o desenvolvimento do e-commerce brasileiro. A inclusão dos itens do Magalu no nosso catálogo garante maior complementariedade de sortimento, além de impulsionar a experiência do cliente.”
Produtos AliExpress e Magalu
Os produtos da plataforma chinesa vendidos nos canais digitais do marketplace brasileiro farão parte da linha Choice e seguirão as regras do programa Remessa Conforme, instituído em 2023 pelo Governo Federal. No site e aplicativo do Magalu, os itens do AliExpress serão destacados em um “Mundo” específico, semelhante ao que ocorre com outras marcas e categorias. Além disso, esses produtos poderão ser oferecidos pelos vendedores das mais de 1.250 lojas físicas do Magalu em todo o Brasil.
Simultaneamente, o Magalu venderá produtos de seu estoque próprio na plataforma brasileira do AliExpress, inicialmente nas categorias de bens duráveis, onde a empresa já é líder de mercado no Brasil. Essa ação complementa o sortimento oferecido pelo AliExpress, aproveitando a capilaridade logística e a multicanalidade do Magalu.
O Magalu, fundado há mais de 60 anos no interior de São Paulo, é uma das maiores plataformas digitais de varejo do Brasil, com cerca de 36 milhões de clientes ativos. Em 2023, a empresa registrou vendas totais de R$ 63,1 bilhões, sendo R$ 43 bilhões provenientes do e-commerce. Seu marketplace, criado há apenas sete anos, atingiu R$18 bilhões em vendas, com crescimento de 17% em relação a 2022.
O AliExpress, criado em 2010, é uma das plataformas de varejo mais populares do mundo, conectando vendedores e fabricantes a consumidores em mais de 100 países. No Brasil, onde atua localmente há quase 15 anos, a plataforma está aberta a lojas nacionais e busca reforçar seu papel no e-commerce brasileiro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!