De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente um milhão de crianças e jovens desaparecem anualmente em todo o mundo. No Brasil, a Mães da Sé, uma ONG que auxilia na localização de pessoas desaparecidas, estima que mais de 10 mil pessoas estejam desaparecidas apenas no país.
A Mães da Sé estabeleceu uma parceria com a Microsoft para lançar o aplicativo Family Face, que utiliza inteligência artificial e armazenamento em nuvem da Azure, a plataforma de inovação da Microsoft, com o objetivo de auxiliar na localização de pessoas desaparecidas por meio do reconhecimento facial.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O aplicativo está disponível para Android e iOS, e seu funcionamento acontece da seguinte forma: o usuário tira uma foto de alguém que possa se assemelhar a uma pessoa desaparecida, e o aplicativo realiza buscas e verifica se as características são compatíveis com as de alguém registrado como desaparecido, utilizando os dados fornecidos pela própria ONG.
Mesmo em casos de desaparecimento prolongado, o aplicativo é capaz de identificar pessoas semelhantes, mesmo que haja diferenças de idade nas fotos. Além disso, os usuários também têm a opção de enviar fotos de pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo que essas não se enquadrem nas características específicas de uma pessoa desaparecida.
A expectativa da parceria entre a ONG e a Microsoft é que a base de dados alcance 6 mil registros na plataforma. Vale destacar que a Mães da Sé já contribuiu para encontrar mais de 4 mil pessoas desaparecidas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.