A Cargo X, startup que conecta empresas a transportadores, está disponibilizando R$ 30 milhões de reais para transportadores e pequenos frotistas cujas cargas são de consumo primário, ou seja, os itens mais necessários à sociedade neste momento: alimentos, produtos de higiene e limpeza, fármacos e afins.
Estes fretes serão pagos para os transportadores e custeados pela Cargo X, que irá pagar 70% do valor no momento em que o caminhão está sendo carregado e os outros 30%, assim que ele concluir e assumindo todo o risco da operação.
“Acreditamos que esse fundo possa ajudar a levar os insumos mais necessários para a população no momento, ao mesmo tempo que irá manter a renda do caminhoneiro, durante esta crise. Faremos o que estiver ao nosso alcance para dar suporte à sociedade e não deixar os mercados e farmácias desabastecidos”, afirma Federico Vega, CEO da Cargo X. As empresas interessadas em se beneficiar de este capital precisam se cadastrar no link.
Outra iniciativa que a empresa adotou e que é de grande ajuda neste período de desaceleração de alguns setores da economia para ajudar as transportadoras é o Projeto Sinergia, que tem como objetivo reduzir o tempo de ociosidade dos caminhões sem carga, aumentar as demandas e a previsibilidade de fretes, pois em média, um caminhoneiro leva cerca de 2 dias para encontrar uma rota que tenha origem no lugar onde ele está, ou próxima, para voltar pra casa. “Se o motorista fica alguns dias sem frete, ele está, literalmente, perdendo dinheiro. Logo, o projeto Sinergia é um modo dele trabalhar com muito mais eficiência”, explica Vega.
Cuidados com o caminhoneiro parceiro
Dado o momento de pandemia, a empresa enviou via push no app da Cargo X e destacou em suas redes sociais um Manual de Boas Práticas para o caminheiro, contemplando os cuidados necessários, como a higienização dos volantes; o envio de Notas Fiscais e outros documentos por vias digitais; evitar aglomerações e contato físico em paradas, postos de gasolinas e lanchonetes.
Pensando ainda na segurança do caminheiro, que é tão fundamental para levar os insumos à população, a Cargo X disponibiliza de atendimento e suporte, 24 horas por dias, 7 dias na semana, através do chat, telefone, e-mail e WhatsApp para atender e dar total suporte aos motoristas. Inclusive, caso eles manifestem algum sintoma, é pedido que eles comuniquem a empresa, que irá pedir a quarentena e irá prestar todo o auxílio durante este período.
Medidas internas na Cargo X
Todas essas ações já estão valendo e para os funcionários do escritório, a Cargo X adotou o trabalho remoto e realizou a compra de notebook, celulares, impressoras pequenas e até pacotes de internet para os que não tinham em casa. A empresa suspendeu 100% das viagens e eventos, e indicou que cada um determinasse a importância do presencial durante as reuniões, podendo fazê-las por vídeoconferência. Além disso, a empresa adquiriu 420 vacinas anti-gripe para os colaboradores gratuitamente. A imunização será feita por um profissional da saúde habilitado.