A Locaweb anunciou a aquisição da Bagy, plataforma de e-commerce focada em Social Commerce, que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, crie uma loja on-line, integre nas redes sociais e comece a vender em poucos minutos. Com mais essa aquisição, a companhia segue consolidada como o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce do mercado. Os valores da aquisição não foram divulgados.
Fundada em 2017 em Belo Horizonte, a Bagy tem mais de 13,5 mil clientes ativos. Seu objetivo é ajudar PME’s, pessoas físicas e influenciadores a montarem uma loja virtual de forma rápida e simples. Fazendo o download do aplicativo da Bagy, o usuário consegue montar uma loja em poucos minutos, utilizando somente o celular para cadastrar os produtos, tirar ou escolher fotos, determinar os valores e ainda integrar com as redes sociais como Instagram, Facebook e também marketplaces como o Mercado Livre. Além disso, o app conta com a função de gerenciamento da loja de forma simples e intuitiva, na tela do celular, de onde estiver.
Por meio da Bagy o lojista consegue vender seus produtos diretamente pelas principais redes sociais ou pelo site próprio, calcular fretes, escolher opções de pagamentos, integrar com marketplaces, tudo personalizado dentro de um aplicativo, tornando o caminho entre o pequeno lojista e cliente mais simples e curto.
O modelo de negócio é bem simples. O lojista pode começar a vender on-line gratuitamente por sete dias e, gostando da solução, escolhe um dos planos disponíveis, que lhe garantem produtos e suporte ilimitados.
O sucesso da companhia não fica só nas features e facilidades do produto. Em pouco tempo de existência, a Bagy já é referência em presença social e conta com mais de 127 mil seguidores no Instagram. Outro ponto de destaque é o evento (A Retomada), que acontece em julho e conta com mais de 40 mil participantes, e já é um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil! Por possuir forte engajamento nas redes sociais e importante produção de conteúdo sobre e-commerce, a Bagy possui uma matriz de captação de clientes totalmente inovadora, em forte aceleração, escalável e com baixa dependência dos formatos tradicionais de mídia.
“Há algum tempo tenho acompanhado o poder do Social Commerce como impulsionador das vendas on-line, em especial na China, que já está mais consolidada nesse mercado. Agora, tenho muito orgulho de anunciar a aquisição da Bagy, essa plataforma que é referência em Social Commerce no Brasil” afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
A Bagy intensificará as iniciativas de social commerce da Companhia, segmento que vem apresentando forte crescimento, e se encaixará na jornada dos clientes como uma importante ferramenta para captação e conversão de leads para todo o ecossistema da Locaweb. Além disso, incluindo a Bagy nesse ecossistema, será oferecido de forma simples para toda a sua base de clientes diversas soluções.
“Com a Bagy, queremos mostrar para o mercado que montar uma loja e começar a vender on-line é muito mais fácil do que todos imaginam. Buscamos a melhor e mais amigável solução de plataforma com foco em social commerce do Brasil e vamos oferecê-la para aqueles que sonham em vender online, mas faltava algo para dar o primeiro passo” afirma Willians Marques, diretor geral da Locaweb Commerce, responsável por todas as unidades de soluções para e-commerce da companhia.
Só na China, o mercado de social commerce movimentou mais de US$ 200 bilhões em 2020 e apresenta grande tendência de crescimento, devendo ultrapassar os US$ 400 bilhões até 2023, segundo o Inside Retailtechs Report. No Brasil esses números ainda são inferiores, mas com tendência de crescimento nos próximos anos.
“O mercado de Social Commerce no Brasil ainda está só no começo e tem muito para crescer. Quando comparamos com a China e Estados Unidos, concluímos que existe um enorme potencial aqui, ainda mais levando em consideração que os brasileiros são apaixonados por redes sociais e se influenciam muito quando são impactados por algum produto em plataformas como o Instagram e o Facebook, facilitando com isso o processo de compra” afirma Thiago Mazeto, diretor comercial e de sucesso do cliente da Tray.
“Estamos em um mercado que ainda vai crescer muito, mas sabíamos que para dar os próximos passos de forma mais assertiva, precisávamos de um apoio maior, tanto financeiro quanto de pessoas e experiência. A Locaweb chegou no melhor momento e estou certo de que somaremos forças para revolucionar o e-commerce no Brasil” afirma Pedro Rabelo, cofundador e CEO da Bagy.
Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outros processos de M&A, a Locaweb adquire 100% da Bagy. Os sócios Pedro Rabelo, Tiago Amaral e Marcelo Alves, permanecerão na operação e manterão o time de colaboradores. Também juntarão forças com todas as demais unidades de negócios que oferecem soluções para e-commerce da Locaweb.
Foto de destaque: Pedro Rabelo, cofundador e CEO da Bagy.