A Linx, uma das empresas líderes em software para o varejo, anunciou a aquisição da Mercadapp, empresa especializada no setor supermercadista que oferece uma plataforma White Label de soluções para vendas online. A transação, com valor inicial de R$ 7 milhões, pode alcançar até R$ 10,5 milhões.
A aquisição é mais um passo da Linx para fortalecer as soluções de plataforma e app delivery, agora também para supermercados, uma grande oportunidade de crescimento para a companhia. “As soluções de plataforma web e delivery da Mercadapp são baseadas em nuvem, ampliando o potencial de expansão no setor supermercadista de forma sustentável. Com isso, a Linx reforça a estratégia de cross selling com a plataforma de vendas de ponta a ponta já oferecida, englobando diferentes oportunidades em Linx Core, Linx Digital e Linx Pay”, comenta Alberto Menache, diretor-presidente da Linx.
Fundada em 2015, a Mercadapp possui sede em Fortaleza (CE) e reúne cerca de 38 colaboradores. Com uma base de mais de 170 supermercados de pequeno e médio porte, em 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal, seu modelo de negócio é baseado em receita recorrente (SaaS), combinado com uma cobrança por transação. O faturamento bruto previsto para 2021 é de R$ 4,1 milhões.
Pela aquisição, a Linx pagará o total de R$ 7 milhões em parcelas fixas e, sujeito ao atingimento de metas financeiras e operacionais para os anos entre 2020 a 2022, pagará o valor de até R$ 2,5 milhões. Adicionalmente, a Linx reterá o valor de R$ 1,0 milhão condicionado à inexistência de contingências, totalizando o valor da transação em R$ 10,5 milhões.
Outras aquisições
Soluções para varejo e soluções de delivery para restaurantes algumas das especialidades desenvolvidas pelas empresas adquiridas pela Linx esse ano.
No primeiro mês do ano, a empresa anunciou a aquisição da PinPag, grupo que oferece soluções de parcelamento para o varejo de serviços em diferentes segmentos, por R$ 135 milhões à vista e, adicionalmente, sujeito ao atingimento de metas financeiras e operacionais, para os anos entre 2021 a 2022, um acréscimo de até R$ 65 milhões.
Em fevereiro, a companhia adquiriu a Neemo por R$ 17,6 milhões à vista e possibilidade de fechar até R$ 22,4 milhões. Dona do Delivery App, a startup é uma das pioneiras em soluções de delivery personalizado para restaurantes.
O serviço consiste na integração entre o aplicativo de entrega do estabelecimento e da plataforma de e-commerce, oferecendo ao consumidor uma experiência omnichannel. Isso também possibilita que os restaurantes e consumidores retirem os pedidos em loja, solicitem na própria mesa com uso de QR Code ou até mesmo por serviços de mensagem, como o Facebook Messenger.
“Atuamos para atender as necessidades dos varejistas, do microempreendedor ao dono de uma rede. E, essa compra nos permite oferecer uma solução própria de gerenciamento de delivery com produtos relacionados a serviços financeiros agregados. Dessa forma, expandimos a atuação da nossa fintech Linx Pay Hub e reforçamos a vertical de Food Services”, avaliou Alberto na época.