No fim de semana, Elon Musk, dono do Twitter, anunciou em uma publicação na rede social que os usuários da plataforma terão acesso a uma quantidade restrita de tweets por dia. Os verificados podem conferir no máximo 6 mil postagens diariamente, enquanto usuários não verificados terão acesso a apenas 600 postagens por dia. Usuários recém-registrados na plataforma e sem verificação terão permissão para acessar apenas 300 publicações por dia, diz Elon.
Segundo especialistas, a novidade afeta diretamente o trabalho para o qual Linda Yaccarino, nova CEO especialista em publicidade, foi contratada para fazer – lidar com a perda significativa de anunciantes após a chegada de Musk. Com menos tweets para ver, menos os usuários tem acesso aos anúncios. O setor de publicidade é um dos mais importantes para a empresa, visto que boa parte de sua receita depende de anúncios.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Para Mike Proulx, diretor de pesquisa da Forrester, os limites são “notavelmente ruins” para usuários e anunciantes já abalados pelo “caos” que Musk trouxe para a plataforma, segunda Reuters. Lou Paskalis, fundador da consultoria de publicidade AJL Advisory e ex-chefe de marketing do Bank of America, pontuou que Yaccarino é a “última esperança” de Musk para salvar a receita publicitária e o valor da empresa.
Musk justificou a mudança argumentando que muitas organizações, especialmente as que desenvolvem e treinam modelos de IA (inteligência artificial), estavam coletando os dados do Twitter de maneira agressiva, prejudicando a experiência do usuário. “Isso certamente não tornará mais fácil convencer os anunciantes a voltarem. Já é uma venda difícil trazer os anunciantes de volta”, afirma Jasmine Enberg, principal analista da Insider Intelligence.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.