O vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft, Franklin Luzes, foi o convidado do #13 episódio da série inédita, em vídeo e podcast, Sales in Action!. O programa tem o apoio e patrocínio da SEMPRE IT, consultoria especializada em Transformação Digital e é ministrado por Dagoberto Hajjar, CEO da Advance e Geraldo Santos, CEO do Startupi.
No início do papo, Luzes compartilhou um pouco da sua trajetória empreendedora que começou na faculdade. Ele é engenheiro de computação, formado pela PUC-RIO, e durante os estudos tinha Bill Gates e Steve Jobs como inspirações. Com a vontade de mudar o mundo, abriu sua empresa a MHW S.A, que foi adquirida depois pela Xerox e foi eleita a Empresa do Ano de 1999 pela ANPROTEC.
Em 2002, começou a trabalhar na Microsoft, porque acreditava que o Brasil tinha muito potencial para ser considerado um país inovador e com um ecossistema de empresas forte. Alguns anos depois, criou a Microsoft Participações para investir em startups brasileiras, que hoje contém dois fundos de investimento, sendo um deles o Women Entrepreneurship (WE), primeiro fundo para fomentar educação e empreendedorismo feminino regional.
Com quase 30 anos de atuação no mercado, desafios e conquistas não faltam nas histórias do empreendedor e com todo seu repertório, ele compartilhou as suas Cinco Regras de Ouro para aumentar as vendas de um negócio. Confira:
Regra #01: Mentalidade do crescimento
Para explicar a primeira regra, Franklin lembrou das etapas para aprender a andar de bicicleta. “Ninguém diz como é que você anda, você tem que aprender a cair e ao levantar, você aprendeu com o erro, agora você entende os motivos que geraram esse erro e evita que eles aconteçam novamente ou faz melhor”, citou. Em um negócio, é importante lidar com o fracasso, não evitá-lo e saber o que aprendeu com ele.
Segundo o entrevistado, outros países, como Israel, batem palmas para empreendedores que quebram, porque eles entendem que gerou um aprendizado e essa é a mentalidade do crescimento. A regra também pode ser usada para aprender com quem está indo bem nos negócios.
Regra #02: Empatia
O empreendedor acha fundamental se colocar no lugar do outro e o vendedor precisa entender o que o cliente deseja, o que é importante para ele, como é sua vida e quais são os seus problemas que precisam ser resolvidos. “Para você fazer produto que refletem a sociedade diversa e que atinga todos os públicos, homens, mulheres, LGBTQIA+, negros, brancos, as diferentes classes sociais. Então se você faz um produto em escala massiva você tem que olhar tudo isso”, lembrou.
Regra #03: Almejar grandes desafios
Luzes considera almejar grandes desafios um tema muito importante, porque todos empreendedores querem conquistar o mundo. Quando ele abriu a MHW, sempre falou que queria ir para outros países e queria ter mais de um milhão de usuários. Ao repetir essa visão, seus colaboradores aderiram à meta e virou um sonho compartilhado. “Quando você abre um novo negócio, muitos falam que vai dar errado e que você não deveria fazer isso. é muito importante você almejar grandes sonhos e que eles sejam mais fortes do que toda aquela enxurrada e negatividade que você recebe no início”, compartilhou.
Regra #04: Criar valor compartilhado
Franklin acredita que para um negócio ser bom, ele precisa ser bom para todos que compõem a empresa, mas também para o mercado. “Quando você faz um contrato de vendas você tem que lembrar que está vendendo algo, mas do outro lado tem alguém comprando. Então tem que ser bom pra quem comprou também e então ele fideliza com você”, disse. O entrevistado explicou que caso contrário o vendedor terá uma venda recorrente. Todos os estudos dizem que é mais fácil vender para quem conhece e quem já comprou seu produto.
Regra #05: Transformar o mundo em um lugar melhor
“É muito importante não só contribuir para o nosso crescimento pessoal, mas também para que o mundo seja um lugar melhor para os nossos filhos, para os nossos netos, para a sociedade, acho que essa é a mentalidade que o CEO de cada empresa deveria ter”, iniciou a sua explicação da última regra. Luzes questionou qual seria o legado que cada um de nós gostaria de deixar para as nossas vidas e que hoje, o propósito vai além do dinheiro e sim a importância de transformar o mundo em um lugar melhor, mais respeitoso, inclusivo e empático.
Confira abaixo o Episódio #12 na íntegra:
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