A Leoparda Electric, startup latino-americana de motos e baterias elétricas, recebeu US$ 8,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos. O aporte será utilizado para a contratação do time de profissionais globais, desenvolvimento de software próprio para a execução do negócio e também para a operação piloto no Brasil.
Esse primeiro aporte foi coliderado pela Monashees, importante gestora de capital de risco no Brasil, e pela Construct Capital, fundo norte-americano especializado em hardware e mobilidade. Marcelo Claure, que lançou o Softbank na América Latina, também investiu por meio da Claure Capital, seu novo fundo.
Com um propósito maior de impulsionar a mudança pelo empreendedorismo, Sarvary e Blaustein querem enfrentar dois dos principais desafios do mundo atual: a descarbonização e a desigualdade social. “As motos elétricas são excelentes oportunidades nesse sentido, pois não somente removem veículos poluentes das ruas, mas também reduzem bastante o custo de mobilidade da população que, por vezes, não tem muitas alternativas”, pontua Jack Sarvary, um dos fundadores da Leoparda Eletric.
O modelo de negócios da Leoparda Electric consiste no fornecimento de motocicletas elétricas e uma rede de estações que permitem que usuários possam trocar suas baterias descarregadas por outras prontas para uso imediato (ou seja, completamente recarregadas) a um baixo custo de assinatura mensal.
Com o objetivo de reduzir as emissões de carbono na América Latina e tornar a mobilidade mais acessível, a Leoparda Electric foi fundada graças aos esforços de dois executivos do mercado de inovação mundial. Jack Sarvary foi um dos mais especializados e respeitados líderes da Rappi, lugar em que começou no time de operações quando a empresa tinha menos de 1 ano.
Seu parceiro de negócios nesta nova empreitada é Billy Blaustein, executivo com cinco anos de experiência como gerente geral na Tesla, onde liderou grandes equipes em operações, a rede de “Super Chargers”, e a venda dos carros usados. Anteriormente, foi responsável pelo lançamento do Uber tanto no Brasil quanto no México.