A Lenovo e o CESAR, centro de inovação, criaram uma tecnologia que ajudará na inserção do público com deficiência auditiva na sociedade. Através de um conjunto de dados de milhares de vídeos de Língua Brasileira de Sinais, uma nova tecnologia foi desenvolvida para ensinar IA a identificar visualmente e contextualizar gestos individuais.
Atualmente, o Brasil possui mais de 2,3 milhões de pessoas com deficiência auditiva profunda, de acordo com Agência IBGE, e conta com dois idiomas de sinais distintos, além de vários dialetos regionais. São mais de 430 milhões de pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“A Lenovo promete tecnologia mais inteligente para todos, mas como podemos incluir também as pessoas surdas? Todos significam todos”, lembra Hildebrando Lima, Diretor de P&D da Lenovo no Brasil, reforçando que a declaração da desenvolvedora chamou sua atenção.
Inspirada por essa pergunta, a Lenovo começou a pensar em desenvolver uma ferramenta de chat para tradução em tempo real do português para a Língua Brasileira de Sinais. A ideia é que a solução permita que pessoas com deficiência auditiva façam sinais para a câmera de um dispositivo enquanto um algoritmo realiza a tradução simultânea para outra pessoa, do outro lado, em texto em português.
Parceria entre Lenovo e CESAR tornaram o projeto viável
Com a ideia montada, a Lenovo recorreu à equipe de IA do CESAR para começar a estudar o problema, capturar dados e estabelecer as bases para o desenvolvimento futuro do produto.
Desde então, a Lenovo e o CESAR trabalharam para criar o conjunto de dados de vídeos de Língua Brasileira de Sinais e desenvolveram uma nova tecnologia para ensinar IA a identificar visualmente e contextualizar gestos individuais. A tecnologia também pode ser utilizada para ensinar a linguagem de sinais a pessoas ouvintes, visto que é possível usar imagens computacionais para rastrear a precisão dos gestos em relação ao banco de dados personalizado em construção.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.