A Kavak, empresa líder na compra e venda digital de carros usados na América Latina, recebeu aporte de mais de US$ 810 milhões da HSBC, Goldman Sachs e Santander, para apoiar sua operação, dedicada à compra e venda de veículos seminovos.
Os acordos concedem ao unicórnio mexicano até US$ 675 milhões vindos do HSBC, por meio de contrato de venda de recebíveis futuros, a serem executados, no qual o HSBC concorda em adquirir direitos sobre recebíveis referentes a parte dos financiamentos originados pela Kavak.
Além disso, a Kavak assinou linha de crédito de US$ 100 milhões com o Goldman Sachs, e outra de US$ 35 milhões com o Santander. Os recursos serão utilizados para o desenvolvimento do modelo de negócios da Kavak, além de fortalecer a infraestrutura e estoque da empresa, continuando a sua consolidação no mercado latinoamericano.
A Kavak viu o seu potencial de crescimento ampliado, ao desenvolver uma tecnologia financeira que permite democratizar o acesso ao carro onde pessoas com diferentes perfis de crédito podem ter acesso à compra de um automóvel.
“Na América Latina, cerca de 40% das transações de carros usados envolvem algum tipo de irregularidade, aumentando o risco de fraudes. Nessas condições, é difícil para algumas instituições da região assumirem o risco de financiar carros usados. Só no México, menos de 5% das vendas recebem algum tipo de financiamento, o que significa que grande parte das pessoas não têm acesso ao crédito para comprar um carro”, destaca Moises Flores, CFO da Kavak.
As inovações da Kavak promoveram mudanças na indústria de carros usados na América Latina, onde a empresa está presente em mais de 80% do mercado, com operações no México, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e, recentemente, na Turquia, sua primeira operação fora do continente americano.
Com o investimento, a empresa tem objetivo de fortalecer sua oferta de carros certificados no mercado. “Também estamos investindo no desenvolvimento de um modelo operacional que, em apenas dois anos, e com o apoio dos nossos parceiros financeiros, nos permitiu oferecer soluções de financiamento para mais de 50% dos nossos clientes. Isso nos fez começar a quebrar as barreiras que limitam o bem-estar e o desenvolvimento da classe média nas economias onde atuamos”, afirma Flores.
Na Kavak, 50% das pessoas que decidem comprar um carro o fazem via financiamento. Para a maioria dos clientes, este é o primeiro empréstimo de suas vidas. Além disso, 40% das pessoas que fazem negócio com a empresa que está comprando seu primeiro carro.
“A parceria entre o HSBC e a Kavak irá permitir que as duas empresas compartilhem as melhores práticas no que diz respeito à inovação digital, gerenciamento de riscos e padrões globais. Considerando ainda a transformação que a Kavak representa para a indústria, o unicórnio está construindo as bases para o futuro do mercado de carros usados”, diz Enrique Margain, Diretor Executivo de Crédito Automotivo e Hipotecário do HSBC México.
Para Samuel Villegas, Presidente e CEO do Goldman Sachs no México: “O modelo de negócios da Kavak tem como objetivo proporcionar uma virada de chave crucial para possíveis proprietários de carros, reduzindo as barreiras de entrada no mercado de financiamento de automóveis usados. De forma mais ampla, a nossa extensão de crédito contribui para as oportunidades de crescimento da companhia e de fintechs na América Latina.”
Em apenas cinco anos, a empresa se estabeleceu globalmente em 24 cidades, 7 países e conta com milhares de funcionários distribuídos em 75 centros de operação. Ao redor do mundo, a Kavak conta com um inventário atual de mais de 30 mil carros.
“Nos Estados Unidos, 7 em cada 10 cidadãos têm carro. Na América Latina apenas 1,5 em cada 10 habitantes têm acesso ao automóvel. Esse é o objetivo principal da nossa transformação: nos tornarmos uma solução verdadeira e de longo prazo para os problemas de mobilidade das pessoas em mercados emergentes, globalmente”, afirmou Moises Flores Botello, CFO da Kavak.