Combinando esporte com responsabilidade socioambiental, Joel Jota, treinador de alta performance e ex-atleta da seleção brasileira de natação, fez um investimento na Kupaa, empresa especialista em vestuário esportivo sustentável. O valor não foi divulgado.
Joel Jota conheceu a marca em 2020, após sofrer um acidente enquanto estava se preparando para o Ironman. “No meio da minha preparação, quando me machuquei em uma queda de bicicleta, a turma da Kupaa me mandou uma camiseta com o nome do meu filho na manga. Isso me ajudou na recuperação e gerou uma forte conexão com a marca. Como empresário e esportista, eu quis juntar o útil ao agradável, me aliando a uma empresa que tenho um vínculo afetivo.”
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Criação da Kupaa
Fundada em 2017, a Kupaa é uma marca esportiva que une tecnologia, conforto, design e sustentabilidade. Gustavo Santos, CEO e fundador, criou a empresa com o objetivo de trazer estampas e cores para o mundo monocromático do esporte. Além da ousadia do visual das peças, os produtos foram ganhando o mercado por suas características, motivadas pelas necessidades do mundo esportivo da corrida, ciclismo e Triathlon.
“As marcas tradicionais são básicas visualmente falando e dificilmente unem tecnologia, conforto, design e sustentabilidade em uma mesma peça”, diz Gustavo. “Depois de muita pesquisa e desenvolvimento, conseguimos desenvolver tecidos reciclados de garrafa pet com alta tecnologia, sem perder em nada na performance.”
“Eu usei os materiais da Kupaa na minha preparação para o IronMan de 2022. Eu gostei em primeiro lugar da qualidade da roupa, depois eu conheci os donos, sobretudo o Gustavo, que além de ter sido um nadador, também é um atleta de mão cheia. Através dele, eu consegui ver por trás a causa de uma marca que fortalece a essência do esporte, que tem um modelo de sustentabilidade e que incentiva a saúde em primeiro lugar”, compartilha Joel Jota.
A empresa tem como objetivo aproveitar o lixo como matéria prima. A Kupaa utiliza garrafas pets recicladas, que estariam em aterros ou no oceano, transformam em fio e utilizam para a construção do tecido. Já outro material utilizado na empresa é a tecnologia biodegradável, onde o tecido se decompõe em até 3 anos ao invés de 200 anos.
Primeiro investimento
No início deste ano, a empresa recebeu seu primeiro investimento-anjo. Agora com a entrada do Joel, se prepara para um novo ciclo de crescimento. “Hoje podemos contar com o Joel, que é um exemplo de pessoa, de conquistas e de muito trabalho. Ele luta por um mundo melhor e incentiva as pessoas a serem cada dia melhores. Os valores dele caminham junto com os valores da empresa. Joel Jota é a pessoa certa para comunicar e levar nossa mensagem para mais pessoas”, afirma Gustavo.
A Kupaa deve ainda fazer uma nova rodada de investimento no início de 2023 para se tornar a maior marca esportiva sustentável do país. Segundo o novo sócio, Joel: “Eu quis aliar a causa do esporte com um modelo de negócios sustentável, que incentiva as pessoas e que tenha obviamente lucratividade e capacidade de expansão. Depois eu fui entender o significado do nome Kupaa: ‘ser leal a si mesmo, ser a sua melhor versão’, algo que contribuiu ainda mais para a minha decisão.”
A empresa acredita no lema “juntos vamos mais longe” nessa jornada em busca da melhor versão de si. Por isso, valorizam o comprometimento e a evolução de cada atleta em seus desafios. O objetivo é criar não apenas um uniforme, mas um amuleto em forma de armadura, onde atletas se vestem de si mesmos para perseverar em equipe.
“Esporte e responsabilidade socioambiental, são coisas extremamente conectadas e queremos que esse universo de produtos de qualidade e com alta tecnologia estejam cada vez mais presentes no mundo esportivo”, finaliza Gustavo.
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