O J.P. Morgan, empresa de serviços financeiros, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, organização que tem a missão de reduzir a desigualdade de oportunidades para crianças e jovens de baixa renda, acabam de lançar a 3ª edição do The Schools Challenge São Paulo.
A iniciativa, que apoiará o desenvolvimento profissional de cem alunos de duas escolas públicas da cidade de São Paulo – ETEC Abdias do Nascimento, em Paraisópolis, e Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina –, busca apoiar o desenvolvimento de habilidades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
“Nosso objetivo com o The Schools Challenge é investir nesse público e prepará-los para as experiências do mundo real, incentivando-os a pensar em suas perspectivas de carreira enquanto desenvolvem habilidades e experiências valiosas para a construção do seu futuro profissional”, afirma Daniel Darahem, CEO do J.P. Morgan no Brasil.
A expectativa é que, ao final do programa, os alunos estejam aptos a criarem soluções digitais inovadoras, que auxiliem as comunidades em que vivem a endereçarem problemas socioeconômicos e que sejam endereçadas por meio de projetos de startups.
Para apoiá-los nessa jornada de desenvolvimento, ao longo dos próximos quatro meses, os estudantes irão interagir com mentores do J.P. Morgan para aprender habilidades técnicas, que potencializarão as competências profissionais dos alunos, permitindo-lhes explorar, no futuro, uma jornada profissional de qualidade.
The Schools Challenge
O The Schools Challenge atuará na capacitação dos jovens em quatro frentes: Ideação, Prototipação e Encontro Maker; Modelo de Negócio e Análise Financeira; Apresentação e Pitch e Projeto de Vida. As mentorias acontecerão ao longo de dez encontros, divididos em interações presenciais, nas oficinas realizadas nas escolas e encontros individuais com os mentores do J.P. Morgan.
No final de outubro, as escolas participarão da Feira de Carreira, evento entre profissionais do mercado e os estudantes, para que possam obter informações sobre a rotina, demandas e desafios que poderão enfrentar na construção de suas carreiras.
Oito dos vinte projetos de startups serão selecionados para a grande final e os projetos serão apresentados para uma banca de especialistas. Cada integrante do grupo que ficar em 1º lugar ganhará um notebook e três meses de mentoria para o lançamento da startup no mercado. Os membros da equipe que ficar em 2º lugar serão premiados com um smartphone e um tour por centros de inovação de empresas em São Paulo.