Inteligência Artificial é um recurso que existe desde os anos 50, mas parece que foi em 2023 que as pessoas – que não necessariamente trabalham com tecnologia – passaram a analisar seus diversos funcionamentos.
Segundo uma pesquisa da Hibou, de 1756 respostas, 87% dos brasileiros já ouviram falar de IA. Cerca de 54% acreditam que a IA já está mudando algo em suas vidas e 78% acham que IA pode roubar emprego das pessoas, mas 16% acreditam que Inteligência Artificial nunca será capaz de substituir o ser humano.
Mas como proteger os empregos? 51% dos respondentes acreditam que leis podem limitar o uso de IA; 45% acham que a forma seria exigir operadores humanos para uso da Inteligência Artificial.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Inteligência Artificial: ChatGPT
O ChatGPT bombou nos últimos tempos por ser um recurso com diversas funcionalidades. Ele escreve livros, além de fazer resumos, escrever e-mails e anúncios personalizados. O usuário pode pedir respostas personalizadas em formato de cowboy, pirata ou criança, por exemplo, além de responder reviews com base no discurso de marcas. Tem tradução contextualizada em texto ou voz – traduz expressões. Entre outras funções.
Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros já foram atendidos por um chatbot ao conversar com uma empresa. Desses, 94% consideraram fácil perceber que estava falando com um chatbot, 7% diz que de maneira geral o chatbot resolveu o problema/dúvida que tinham, 43% afirmam que o chatbot quase nunca resolve e 33% acham que se o chatbot fosse capaz de conversar como um ser humano, entender suas dúvidas e resolver os problemas de maneira simples, ficariam mais tentados a usar do que hoje.
Cerca de 76% acreditam que a empresa tem que deixar claro que a conversa é com uma máquina, 31% acreditam que o atendimento ao cliente vai melhorar com o uso da AI e 20% acham que o atendimento vai piorar.
Em relação ao uso próprio do ChatGPT, 6% já experimentaram. 54% usaram apenas por curiosidade, 48% usaram para tirar dúvidas, 33% para fazer buscas, 21% para traduzir texto, 19% para melhorar ou corrigir um texto que escreveu, 19% para testar se ele mantinha uma conversa, 13% para escrever textos maiores, 8% para corrigir códigos de computador e 5% para escrever uma carta/e-mail. Cerca de 51% destes pretendem usar eventualmente se aparecer uma necessidade.
Onde inserir Inteligência Artificial na rotina?
A pesquisa ainda trouxe formas que as pessoas podem inserir Inteligência Artificial na rotina de um negócio.
- Encontre uma sinergia com a sua marca para fazer um novelty (destaque, atenção pontual gerando awareness como inovador);
- Brainstorm tanto para texto quanto imagens(variações do mote);
- Atendimento ao cliente – entender dentro do stack quais ferramentas vão usar a AI e se está compatível com o tom de voz da marca;
- Aprimorar o chatbot atual e sua estrutura (alimentando a AI com os questionamentos e respostas dos chats já realizados);
- Variação de peças: ferramentas de multiplicidade. Gere variações de conteúdo para dark posts atrelando ao acquisition de diferentes públicos;
- Mapeie seus tokens mais recorrentes;
- Resumo dos reviews de serviços e produtos para ajustes e novos lançamentos;
- Criar réguas de relacionamento eficientes e personalizadas além da oferta.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.