* Por Caio Nogueira
A inteligência artificial (IA) afetará a maioria das campos, e a otimização de mecanismos de busca (SEO) não é exceção. Não importa se é uma empresa que vende grama sintética ou uma grande indústria, espera-se que a IA leve mais automação e experiências personalizadas no mundo do SEO e beneficie todos os tipos de segmentos.
As novas atualizações de tecnologia e algoritmo do mecanismos de pesquisa estão transformando o marketing digital, portanto, não é de surpreender que a IA tenha impacto na maneira como as empresas de consultoria SEO conduzem seu trabalho voltado para motores de buscas – como o Google, por exemplo.
Ou seja, se pudermos entender a IA e como ela pode ajudar o SEO, podemos melhorar ainda mais nossos resultados de otimização. Aqui, discutiremos os efeitos atuais das implementações de IA nos algoritmos dos mecanismos de busca e como podemos utilizá-las para melhorar nosso desempenho de SEO. Confira!
Uma breve definição de Inteligência Artificial
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é a Inteligência Artificial. De forma simples e resumida, uma boa definição para a IA seria “a ciência de tornar as máquinas inteligentes”. Podemos ensinar as máquinas a serem como seres humanos. Podemos dar a elas a capacidade de ver, ouvir, falar, mover e escrever. Existem milhares de ferramentas de IA que têm a capacidade de realizar todas essas ações.
Um bom exemplo disso é o assistente de voz Alexa. Suponhamos que você diga para o Alexa: “Reproduzir minha playlist de meditação no Spotify”. O assistente de voz ouve suas palavras, as processa, depois responde e age. Em nenhum momento o Alexa está sendo informado diretamente por um ser humano sobre como interpretar suas palavras, como responder e como agir.
Ele está usando Inteligência Artificial para fazer previsões por conta própria sobre o que suas palavras significam, como responder a elas e que ação está sendo solicitada. Com a IA, o Alexa pode usar algoritmos de aprendizado para aprender com dados em escala e, sem seguida, melhorar o seu desempenho. É isso que a IA também está fazendo com o SEO.
Como a Inteligência Artificial é usada no SEO
Inteligência Artificial e SEO é uma combinação que já está presente nos dias atuais e que poderá oferecer diversas soluções nos próximos anos. Afinal, estamos falando de tecnologia e estratégia que estão em constantes atualizações. Aqui está uma lista sobre as principais formas de utilizar a IA no SEO.
IA no algoritmo do mecanismo de pesquisa
Embora seja desconhecido para a maioria dos profissionais de marketing de SEO, a Inteligência Artificial é realmente usada em uma ampla gama de aplicativos para melhorar os algoritmos do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Aqui estão alguns exemplos:
– Reconhecimento para consultas de texto e voz
O Google e outros mecanismos de busca estão ficando mais inteligentes ao reconhecer consultas de pesquisa de acordo com a intenção de pesquisa do usuário e o contexto geral, especialmente para palavras-chave de cauda longa. Isso é possível com o uso de inteligência artificial.
Os mecanismos utilizam tecnologias de IA para processar consultas, prever quais resultados podem satisfazer a intenção de busca do usuário e, em seguida, coletar e analisar como eles reagem a esses resultados para melhorá-los.
O Rankbrain do Google, por exemplo, é um algoritmo baseado em IA do motor de pesquisa, que pode analisar várias métricas de experiência do usuário, como tempo de espera e taxa de rejeição para determinar a classificação nos resultados de pesquisa.
– Resultados de pesquisa local
Cada vez mais as pessoas estão utilizando o Google Maps e outros aplicativos baseados em geolocalização para encontrar empresas locais. Além disso, com o aumento das pesquisas por voz, mais pessoas estão usando consultas “perto de mim” – ou seja, “restaurantes perto de mim”, por exemplo – que serão vinculadas aos resultados do Google Maps.
Novamente, o Google e os outros mecanismos de pesquisa estão utilizando tecnologias de IA para garantir que as empresas apareçam com precisão nos resultados de pesquisa em tempo real.
– Compreendendo o contexto do conteúdo
A missão do Google é fornecer as informações mais relevantes e confiáveis para seus leitores. Por esse motivo, várias otimizações ligadas ao SEO possuem o objetivo de mostrar para o motor de buscas que seu conteúdo é relevante para determinadas palavras-chave utilizadas em pesquisas.
No entanto, há casos em que um site é “percebido” como relevante pelo Google, mas realmente não possui um conteúdo ideal para os usuários. Com as tecnologias de IA, no entanto, os mecanismos de pesquisa agora podem entender adequadamente o contexto de uma ou diferentes partes do conteúdo.
Por exemplo, quando um site que publica frequentemente postagens sobre marketing digital publicou uma postagem sobre SEO, o Google pode entender o caso e esse novo conteúdo terá um impulso nos resultados orgânicos de pesquisas.
IA na criação de conteúdo
Atualmente, existem mais de um bilhão de blogs na internet e milhões de novos conteúdos estão sendo publicados praticamente todos os dias. Como resultado, agora existem mais de 3,5 bilhões de consultas de pesquisa no Google todos os dias. Isso é obviamente muita coisa.
Com isso dito, a entrega de um conteúdo totalmente exclusivo e de alta qualidade é muito importante, e aqui estão algumas maneiras de como podemos fazer isso:
– A IA pode ajudar no processo de pesquisa, que geralmente é a parte mais demorada no desenvolvimento de conteúdo. O Buzzsumo, por exemplo, é uma ferramenta muito popular que pode ajudar nesse aspecto;
– Várias tecnologias de IA e bots de marketing podem ser usadas para realizar pesquisas de mercado: coletando e analisando dados do público, para que assim seja possível entender que tipos de conteúdo os atenderão;
– As ferramentas de IA podem ajudar a otimizar automaticamente o conteúdo de acordo com muitos aspectos diferentes. Por exemplo, existem ferramentas que podem detectar automaticamente erros gramaticais e de digitação, ajudando na criação de conteúdo.
Conclusão sobre Inteligência Artificial e SEO
O Google e outros mecanismos de pesquisa continuarão evoluindo com um objetivo: fornecer conteúdo mais relevante e confiável para seu público. No entanto, o próprio público também está mudando e exigindo ainda mais, já que um conteúdo relevante e atraente publicado há 5 anos pode não ser atraente hoje, por exemplo.
É por isso que os mecanismos de pesquisas estão utilizando a IA para melhor corresponder à intenção de pesquisa do público e melhorar a experiência geral do usuário. Por outro lado, os profissionais de marketing também podem tirar proveito de várias implementações e soluções de IA que podem ajudá-los a melhorar o desempenho de SEO de seu site.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que a partir de agora o assunto esteja mais claro e que você passe a aproveitar os seus benefícios da IA no SEO!
Caio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.