O Distrito divulgou na última sexta (16), o “Report Panorama Emerging Tech no Brasil” com o objetivo de compreender o papel das tecnologias emergentes de grande impacto na América Latina nos próximos anos.
Edge computing, Inteligência Artificial, blockchain, robótica, agricultura regenerativa, genômica e realidade simulada estão entre as principais tendências para o futuro e cerca de 504 startups brasileiras estão trabalhando com elas, segundo o estudo.
Foram mapeadas 111 startups de Inteligência Artificial, seguido de IoT, com 92, Dataficação, com 71, robótica, com 62, blockchain, com 46, digital trust, com 46, impressão 3D, com 15, baterias e visão computacional avançada, com 14 e metaverso com 9.
Novas mudanças no cenário tecnológico podem gerar ondas de inovação. Um exemplo é a chegada do 5G, que deve impulsionar diversas destas tecnologias emergentes, como Internet das Coisas, edge computing, Inteligência Artificial e dataficação.
“O maior impacto do 5G na IoT é a sua capacidade de conectar simultaneamente um grande número de dispositivos. A velocidade de conexão rápida e a baixa latência do 5G permitem a transferência e análise de dados em tempo real. Esses insights podem ser utilizados para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar a inovação”, diz o estudo.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Investimento em tecnologia
O estudo observou a curva de crescimento dos investimentos voltados a startups baseadas em tecnologias emergentes, e foi percebido que, apesar de 2022 ter sido popularmente referenciado como o início de um ciclo de baixa no mercado, o número de investimentos em tecnologia cresceu. De 2014 a 2023 foram 148 rodadas e US$ 242 milhões investidos.
“Esse crescimento dialoga com uma tese que vê o investimento pesado em novas tecnologias como um grande diferencial, não só capaz de garantir novas fatias de mercado, como também ajudar a superar ciclos de baixo; seja por meio de ganhos em eficiência ou reposicionamento do próprio modelo da empresa para um mais tecnológico”, afirma o Distrito no estudo.
M&As em tecnologia
De 2018 a 2023, aconteceram 23 M&As no mercado de tecnologia. Ainda temos uma quantidade pequena de M&As envolvendo Emerging Techs. “Em 2022 foram 211 M&As em todo o mercado de inovação, isso implica que os 23 eventos em Emerging Techs possuem uma representação inferior a 4% do total. Essa quantidade de movimentos dificulta o estudo de tendências a longo prazo”.
Ainda sim, é possível destacar grandes movimentos dentro do mercado. Um dos exemplos mais latentes foi a aquisição da Zetta Health, uma empresa IA e Analytics, pela Semantix, uma das Deep Techs pioneiras do país.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.