O chefe do Instagram, Adam Mosseri, usou a rede social para divulgar que o aplicativo voltará a oferecer um feed cronológico, em que as fotos e vídeos são ordenadas das mais recentes para as mais antigas. A novidade começou a ser liberada em fase de testes e deverá chegar a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2022.
O executivo já havia compartilhado os planos de trazer de volta o feed cronológico em dezembro, durante audiência realizada no Senado dos Estados Unidos, que abordou o impacto do Instagram na saúde mental de adolescentes e crianças. Depois, a plataforma confirmou que estava trabalhando em duas novas versões de seu feed, uma chamada de “favoritos” e outra de “seguir”.
Mosseri deu detalhes sobre os novos formatos de feed que serão testados. Os usuários poderão escolher entre três opções:
- Home: o feed no modelo atual, em que o Instagram ordena posts a partir do que acredita que atrairá mais interesse e inclui recomendações de contas que os usuários não seguem;
- Seguindo: o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem, e sem recomendações da rede social;
- Favoritos: opção para usuários criarem uma lista para garantir que verão publicações de alguns perfis, como o de amigos próximos.
“Achamos importante que você possa obter um feed cronológico, se estiver interessado rapidamente, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue”, explicou Mosseri. Ele complementou que o o feed principal “teria cada vez mais recomendações ao longo do tempo”.
Segundo o executivo, a mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários. Nos últimos meses, o Instagram tem sido alvo de críticas após a denunciante Frances Haugen afirmar que os produtos do Facebook prejudicam as crianças.