O Movimento Todos à Mesa, coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem para reduzir os impactos da fome e o desperdício de alimentos no Brasil, doou mais de 3,4 mil toneladas de mantimentos próximo ao vencimento, para cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o país. A iniciativa é formada pelas empresas Bauducco, Camil, Carrefour, Danone, DPA, iFood, Lopes Supermercados, M. Dias Branco, Nestlé e a foodtech Connecting Food, especialista em redistribuição de alimentos excedentes, que visa aumentar o volume de doações no Brasil e diminuir consideravelmente a quantidade de alimentos desperdiçados.
O projeto utiliza tecnologia para fazer a redistribuição de alimentos que estão próximos à data de vencimento e em ótimo estado para consumo, fazendo-os chegar em organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social, reduzindo os impactos da fome. A inteligência de redistribuição vem da foodtech de impacto social Connecting Food. O objetivo principal é usar a tecnologia, inovação e inteligência coletiva para amplificar e potencializar iniciativas de doação de alimentos. As doações do Todos à Mesa acontecem para instituições em todas as regiões do Brasil, atingindo 19 estados.
Uma das Instituições beneficiadas pelo projeto é o Instituto Viver Melhor, que promove atividades inclusivas, esportes e educação por meio de ações de trabalho comunitário e capacitação, localizados no Conjunto Habitacional José Bonifácio, de São Paulo. “A importância [das doações do Movimento Todos à Mesa] é ver famílias carentes tendo o que comer em suas casas. Gratidão pelos alimentos doados!”, comenta Marleide, voluntária do Instituto Viver Melhor.
O Movimento Todos à Mesa tem por objetivo fomentar que mais empresas e instituições se comprometam com o combate ao desperdício de alimentos, um tema pouco debatido ainda, e fortalecer iniciativas já existentes de redistribuição, como é o caso do programa Mesa Brasil SESC. “O estado de Minas Gerais possui 853 municípios que convivem com a insegurança alimentar, e o nosso desafio é expandir o atendimento e proporcionar minimamente uma sensação de alívio para as pessoas que não têm o que comer. Temos um grande desafio pela frente, mas contamos com um time dedicado e parcerias engajadas nessa luta”, afirma Josiane Marcussi Torido, do Mesa Brasil MG.