A área de finanças vem se tornando um universo cada vez mais amplo e atrativo aos brasileiros. Dentre as muitas opções de investimentos, 38 milhões de pessoas se tornaram clientes do setor bancário entre janeiro de 2020 e junho de 2021 (de acordo com dados do Banco Central).
Em 2021, houve crescimento de 73% dos usuários brasileiros com contas exclusivamente digitais, e 44% da população brasileira utiliza serviços de fintechs, conforme estudo Global Digital Banking de 2021. Diante de tantas possibilidades, é natural que os consumidores procurem um norte para que o dinheiro renda mais.
É a partir disso que os influenciadores digitais de finanças se destacam. Especializados em um tema que pode parecer bastante complexo dentro de uma cultura que não está adaptada à educação financeira, e se comunicando de forma didática, essas personalidades acumulam milhões de seguidores em suas redes sociais. Pensando nisso, a consultoria ILUMEO realizou uma pesquisa com 1.100 brasileiros para avaliar o impacto que esses influenciadores têm nas atitudes e comportamentos dos consumidores
O estudo mostra que 88% dos entrevistados conhecem pelo menos um influenciador digital que produz conteúdo sobre dinheiro e finanças. Os influenciadores digitais de finanças já nortearam o comportamento de investimento de 65% destas pessoas, e quando se fala no impacto sobre decisões de compra de produtos e serviços em geral (não só investimentos), 66% dos entrevistados afirmam que os influenciadores do segmento já influenciaram suas escolhas.
Influenciadores digitais do segmento financeiro que se destacam
Esse segmento cresceu nos últimos anos e os principais influenciadores digitais de finanças acumulam milhões de seguidores. Thiago Nigro (O Primo Rico) tem 6,7 milhões de seguidores no Instagram e 6,05 milhões no Youtube, Nathalia Arcuri (Canal Me Poupe) tem 3,5 milhões no Instagram e 7,27 milhões no Youtube e Bruno Perini tem 2 milhões de seguidores no Instagram e 1,15 milhão no Youtube.
Os resultados mostram Thiago Nigro como o maior influenciador e finanças do país com 31% de awareness espontâneo. Ou seja, em campo aberto e sem estímulo de imagens, os entrevistados lembraram do nome. Ao mostrar sua foto aos participantes, a quantidade de pessoas que o reconhecem fica em 49%. Quando se estratifica a amostra entre pessoas que se interessam pelo mundo do empreendedorismo, o awareness dele é de 62%.
Este mês, o Grupo Primo anunciou a entrada no mercado financeiro por meio de um plano de previdência denominado Arca. O fundo segue uma metodologia que busca maximizar os efeitos exponenciais do longo prazo e evitar perdas permanentes de capital.
A segunda posição dos influenciadores financeiros mais famosos fica com Nathalia Arcuri, que teve 19% de awareness espontâneo (lembrança sem mostrar foto), 44% de awareness estimulado (lembrança ao apresentar a foto). Também foram citados os nomes de Bruno Perini, Gustavo Cerbasi, todo com menos de 4% de awareness espontâneo.
Em agosto, Nathalia anunciou um novo comitê de investimentos criado por ela, em parceria com João Kepler, para investir em negócios sustentáveis das regiões Norte e Nordeste brasileiro. O comitê investirá nas empresas selecionadas das cidades e terá um capital de R$ 5 milhões.
Quando se fala nos efeitos sobre o comportamento dos consumidores, os influenciadores se mostraram fortes referências para a tomada de decisões. 40% dos participantes que conhecem algum influenciador digital de finanças afirmaram já enviaram conteúdo produzido por eles para amigos ou familiares.
Como eles falam sobre dinheiro, planejamento financeiro, geração de renda e organização dos custos da casa, o impacto desses influenciadores não se limita ao setor bancário. 66% dos pesquisados declararam que já consideraram a opinião de algum influenciador de finanças em uma decisão de compra de produtos ou serviços em geral, mesmo que não sejam ligados a investimentos.