Umas das principais preocupações das companhias nos dias de hoje é com relação ao Meio Ambiente e a adoção de práticas sustentáveis. Isso acontece porque tanto as instituições públicas, privadas e a sociedade como um todo têm voltado os olhares para o tema e o consumidor final tem dado preferência para as empresas que, de alguma maneira, fazem algo pensando em diminuir os impactos sociais e ambientais.
Por isso, muitas instituições vêm adotando o conceito chamado de sustentabilidade empresarial, que nada mais é do que o conjunto de práticas e ações que ajudam as empresas a agirem de maneira mais consciente utilizando com base o crescimento econômico, comportamentos éticos e desenvolvimento sustentável da sociedade com relação ao meio ambiente, com o objetivo de minimizar os efeitos ambientais e sociais causados pela corporação.
De acordo com um estudo feito pela consultoria BSR, com oito mil empresas, 72% delas falaram que as mudanças climáticas devem afetar significativamente as operações, receitas ou despesas. Já segundo um levantamento feito pela Forbes, 92% dos clientes disseram que estão mais predispostos a confiar naquelas que são ambientalmente ou socialmente conscientes.
Dessa maneira, aplicar uma gestão sustentável nos negócios traz diferentes vantagens, como redução de custos com o uso de lâmpadas LED, pois diminui o consumo energia; aumento da inovação e competitividade ao investir em tecnologias que utilizam menos recursos naturais; fortalecimento de imagem da marca; aumento das chances de atingir novos mercados; poder solicitar linha verde de crédito; melhorar qualidade de vida dos colaboradores e os processos internos; e otimizar o cumprimento de normas.
Para que as companhias consigam implementar esse conceito é importante que elas adotem o compliance ambiental para ajudá-las a manter-se em conformidade e cumprir às leis, regulamentos e diretrizes estabelecidas para proteger o Meio Ambiente, contribuindo para o desenvolvimento organizacional e a diminuição dos riscos e erros legais, além de estar alinhados ao código de conduta, às normas internas e legislação. Caso contrário, isso pode ocasionar em prejuízos ao patrimônio, má reputação, danos climáticos e riscos operacionais e comerciais, e por último, sanções, bloqueios ou entraves do governo.
Concluo portanto que nos dias de hoje as empresas que não se atentarem às causas ambientais estarão sujeitas a consequências que, em alguns casos, podem ser irreversíveis para os negócios, por isso devem estar cada mais alinhadas com as questões que envolvem toda a sociedade e não somente com o seu mercado de atuação.
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