No início de março, Felipe Fernandes, um dos criadores da iClinic, me deu uma entrevista contando que estava de malas prontas para embarcar com sua empresa para Amsterdã. O motivo? O sistema online de gerenciamento de consultórios médicos havia sido selecionado para participar do programa de aceleração da RockStart. Meses de aceleração, mentoria e um Demo Day depois, Felipe responde a pergunta: Valeu a pena largar tudo no Brasil e viajar?
“Valeu demais, tanto no crescimento pessoal quanto no do time. A gente deixou metade da empresa no Brasil, então aprendemos a trabalhar remotamente, organizar nossos processos de desenvolvimento e adquirimos uma visão de negócios importante em áreas como vendas, marketing, finanças e levantamento de investimento”, contou o sócio, em um papo comigo ontem. Felipe ainda está em Amsterdã e fica por lá até o final de agosto. Depois disso, ele segue para um tour pelo Vale do Silício, onde apresentará a iClinic para uma série de investidores.
O sócio lembra que a iClinic passou por um período de cem dias de aprimoramento, assim que a equipe chegou à Rockstart em março. “O foco foi definir os valores do nosso produto, saber o que a gente agrega e criar uma boa história para apresentar isso. Felizmente, já estávamos com o produto bem desenvolvido, então pudemos fazer refinamentos e aperfeiçoar a proposição de valores”, conta.
Nesse meio período, uma nova versão da iClinic foi colocada no ar. Segundo o sócio, mudou o layout e foram adicionadas novas funcionalidades ao produto, que agora permite fazer uma impressão mais personalizada das receitas de remédio e dispõe de um sistema de notificações. “Estamos em desenvolvimento constante, sempre ouvindo o feedback”, diz ele. A equipe do iClinic também pensa na criação de um app para levar o produto aos dispositivos móveis.
O produto passou por refinamentos, mas Felipe afirma que o modelo de negócio continua o mesmo: eles fazem uma cobrança pelo uso do software. “Chamou muito atenção aqui fora a dimensão do mercado brasileiro e o potencial disso, ficou claro que temos um oceano azul para conquistar”, diz o sócio.
Felipe disse que entrou em contato com vários investidores europeus e o Brasil é visto muitas vezes como a “bola da vez”. “A gente tem foco no mercado brasileiro, mas já houve procura de usuários de outros países, então já vislumbramos uma expansão, mas a nossa meta é a liderança no Brasil primeiro.”
Depois de fazer um Demo Day para uma plateia europeia, a iClinic agora está na fase de “conversa com investidores”. Eles também esperam aumentar o número de reuniões na passagem pelo Vale do Silício.
Foto: Felipe no Demo Day da Rockstart