A chegada do ChatGPT ao mercado mudou a forma com que startups e empresas utilizam inteligências artificiais generativas em seus processos. Negócios do mercado B2B estão apostando na IA generativa para diversificar e impulsionar seus produtos no Brasil. Segundo estimativas da consultoria McKinsey, o uso da tecnologia pode agregar entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões anualmente à economia global.
Para Orlando Cintra, fundador e CEO do grupo de investimento-anjo BR Angels, as empresas que conseguirem adotar a IA generativa de forma eficiente podem, inclusive, chamar a atenção de investidores.
“A inteligência artificial generativa pode ser o ponto de virada na realidade das startups. Isso aquece o mercado, abre caminho para mais desenvolvimento e, sem dúvidas, para investimentos na área. O BR Angels mesmo já investiu em uma empresa com base em IA e segue atento e pronto para incentivar outros bons negócios do setor”, diz Cintra.
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As soluções envolvendo a tecnologia vão de setores como educação, gestão de fornecedores e criação de conteúdos personalizados para PMEs e influencers até publicidade contextual.
Conheça as soluções envolvendo a IA generativa que estão movimentando o mercado B2B:
“TikTok” da educação
A Scaleup é uma edtech que utiliza tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial e machine learning para hospedar, processar e resumir vídeos longos em versões curtas, permitindo que criadores de conteúdo tenham versões completamente novas do material produzido anteriormente. Com forte atuação em educação, a startup atende mais de dois milhões de alunos.
A solução utiliza ferramentas de transcrição de áudio e vídeo para transformar o conteúdo bruto em texto. Depois, com base nesse texto, a IA generativa é empregada para compreender o tema e identificar quais são os momentos mais relevantes e que podem ser resumidos para um novo vídeo com melhor qualidade.
A partir disso, é possível recortar automaticamente o vídeo original em trechos curtos, de 30 a 60 segundos, adicionar legenda dinâmica no idioma em questão e gerar novos materiais, como ebooks, resumos, mapas mentais e quiz. Tudo isso é disponibilizado em um feed para aproximar a linguagem das aulas do formato mais consumido atualmente por jovens e adultos.
Fundação de dados de fornecedores
A Linkana tem incorporado o próprio ChatGPT em suas pesquisas e no refinamento de informações para atender seus clientes. Com uma base de dados comerciais e informações, a empresa lançou recentemente uma pontuação que identifica negócios sob os pilares Risco, Exposição e Avaliação, além de produzir relatórios quanto a temas ambientais, sociais e de governança, de acordo com as melhores práticas de mercado.
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“É um potencial revolucionário que a linguagem generativa em escala comercial tem na vida das pessoas e na maneira como as empresas de tecnologia concebem produtos e serviços. Na Linkana, por exemplo, estamos testando as diferentes capacidades de recomendação e classificação de um LLM para melhorar radicalmente o “rankeamento” de fornecedores em nosso produto, além de refinar melhor as pontuações e ratings que criamos”, explica o CEO da Linkana, Leo Cavalcanti.
Criação de conteúdos personalizados para PMEs e influencers
A R2U vem investindo na inteligência artificial generativa para diversificar os negócios. A empresa está desenvolvendo a SocialGen.ai, uma plataforma de serviços que utiliza a IA generativa como motor para gerar conteúdo original e personalizado, incluindo a criação de e, num futuro próximo, até imagens e vídeos.
O objetivo é oferecer a PMEs e influencers a capacidade de produzir conteúdo único e relevante de forma automatizada, economizando tempo e recursos e aumentando seus resultados e relevância nas redes sociais.
“Nossa decisão de investir na IA generativa foi impulsionada pela percepção de que as soluções que envolvem a tecnologia têm um amplo apelo para os consumidores finais, que estão cada vez mais buscando personalização e experiências únicas. Além disso, a ideia veio de uma análise cuidadosa das tendências do mercado e da crescente demanda por soluções que envolvem a tecnologia”, pontua Jahara, cofundador e CEO da R2U.
IA generativa no mercado de publicidade contextual
A Seedtag lançou recentemente uma inteligência artificial generativa focada no mercado de publicidade contextual. Com a novidade, a adtech oferece às marcas e agências a capacidade de desenvolver criativos personalizados com base no contexto em que os artigos se encontram. Dessa forma, os criativos têm infinitas oportunidades, economizando tempo e recursos.
“A IA generativa foi totalmente integrada à Liz, plataforma de IA contextual da Seedtag que fornece recursos de Deep Learning, Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Com isso, Liz entende totalmente os contextos desejados para a campanha publicitária do cliente e cria prompts para modificar o criativo original com base no melhor resultado possível”, detalha Daniel Freixo, vice-presidente para a América Latina da Seedtag.
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