O Photoshop recebe nesta terça-feira (23), a inclusão de IA generativa com a adição de vários recursos baseados no Adobe Firefly que permite aos usuários criar artes de forma mais rápida, adicionando ou removendo conteúdo de imagens em segundos, apenas usando comandos de texto simples.
Por enquanto, esses recursos estão disponíveis apenas na versão beta do Photoshop. A Adobe também está disponibilizando alguns desses recursos para usuários beta do Firefly na web. Segundo a empresa, os usuários beta já criaram mais de 100 milhões de imagens no serviço.
“Ao integrar o Firefly diretamente aos fluxos de trabalho como um co-piloto criativo, a Adobe está acelerando a concepção, exploração e produção para todos os nossos clientes”, diz Ashley Still, vice-presidente sênior de mídia digital da Adobe. “O Generative Fill combina a velocidade e a facilidade da IA generativa com o poder e a precisão do Photoshop, capacitando os clientes a dar vida às suas visões na velocidade de sua imaginação.”
Hoje, o recurso Generative Fill do Photoshop está disponível no aplicativo beta para desktop e estará disponível para todos no segundo semestre de 2023.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Como a IA funciona no Photoshop?
Desenvolvido por Firefly
O Firefly é projetado para gerar imagens que são seguras para uso comercial. A Adobe treinou a IA com centenas de milhões de imagens de alta resolução, licenciadas e de nível profissional do Adobe Stock para garantir que Firefly não gere conteúdo baseado em outras pessoas ou propriedade intelectual (IP) das marcas.
“Nós combinamos isso com uma série de coisas de engenharia imediata que conhecemos. Excluímos certos termos, certas palavras que sentimos não serem seguras. E então estamos até olhando para outra hierarquia de ‘se Maria selecionar uma área que tenha muita pele, talvez agora – e você verá mensagens de aviso às vezes – não vamos expandir um prompt sobre isso só porque é imprevisível. Só não queremos ir para um lugar que não seja confortável para nós”, afirma Maria Yap, vice-presidente de Digital Imaging da Adobe.
Comandos simples
Com a IA agora é possível adicionar, estender ou remover o conteúdo da arte de forma simples, apenas com comandos de texto.
A vice-presidente de Digital Imaging da Adobe deu uma demonstração desses novos recursos ao TechCrunch. Por exemplo, quando solicitado a gerar uma poça sob um corgi correndo, Firefly pareceu levar em consideração a iluminação geral da imagem, gerando um reflexo realista.
Edite de forma não destrutiva
Os usuários podem criar conteúdos recém-gerados em camadas generativas, permitindo que eles juntem tudo de forma rápida e reverta os efeitos adicionados quando quiser, sem afetar a imagem original.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.