A ideia de criar a HubLocal surgiu em 2014, quando os executivos Rodrigo Coifman e Felipe Caezar se reuniram e perceberam que poderiam unir as habilidades em SEO de um com o desenvolvimento de software do outro para criar uma solução que ajudasse as empresas a melhorarem a sua presença digital.
A partir dessa ideia e em parceria com o Google, os executivos criaram a HubLocal em 2019. A solução da startup faz com que as empresas sejam encontradas de forma automatizada nas buscas locais. A tecnologia utilizada pela empresa faz com que o negócio de cada cliente apareça em mais de 50 dispositivos de mapas e listas da internet e conta com clientes de peso como Google, McDonald’s, Rede D’or São Luiz, Pague Menos, entre outros.
“O principal e grande erro que quase a totalidade das empresas e marcas que acreditam no marketing local cometem é se limitar apenas ao perfil da empresa no Google. Existem diversos outros dispositivos que geram atração de clientes e impactam positivamente até o próprio Google, como o Apple Maps, Facebook Places, Yelp, Foursquare e vários outros”, comenta Felipe Caezar, cofundador da HubLocal.
A solução
Para ter acesso ao serviço, primeiro é necessário que as empresas se cadastrem no site da HubLocal. O cadastro dos dados é específico para cada localização (ponto de venda ou interesse) que a empresa estiver presente.
Após o processo de cadastro ser concluído, a plataforma adiciona, corrige e otimiza os dados de localização. Com as localizações sendo encontradas nas pesquisas, os dispositivos sincronizados enviam dados massivos de localização de potenciais clientes que são compilados por um hub de soluções de inteligência de dados para fazer com que os clientes da startup cresçam.
O CEO ainda ressalta que é de suma importância que os dados de localização sejam únicos em todos esses mapas e listas da internet, para que o Google consiga validar a informação correta e fortalecer automaticamente a presença local da empresa, não somente pela busca direta pelo nome, mas também pela busca do segmento, produto ou serviço que ela vende.
Startup Awards: HubLocal está no Top 10 da premiação
A HubLocal tem crescido cada vez mais de forma consolidada e já conquistou alguns pódios Startup Awards, uma das maiores premiações de startups do Brasil. Em 2020 a empresa ficou entre as 10 Startups revelação do ano, em 2021 entre as 3º lugar na categoria “Startup do Ano”. Agora, em 2022 estão concorrendo novamente na categoria “Startup do Ano”.
“Passamos no primeiro crivo da composição para os 10 nomes mais indicados, estamos confiantes para passar ao Top 3 e, pela primeira vez, conquistar o tão sonhado 1º lugar. Inclusive, é este é um prêmio que a HubLocal tem batalhado muito para conquistar”, comenta Caezar.
Investimentos e próximos passos da HubLocal
Em 2021 a startup recebeu um investimento de R$ 600 mil da Anjos do Brasil. Já em 2022 a empresa conquistou um aporte de R$ 2,3 milhões em rodada liderada por Yves Nogueira e outros investidores, como Américo Pereira, Eduardo Gouveia e a Bossanova Investimentos.
A HubLocal atualmente possui mais de 7 mil clientes e 107 colaboradores, e tem sede em Fortaleza – Ceará, mas já expandiu seus negócios para outros estados como São Paulo. Em 2022, a startup projeta faturar 17 milhões e em 2023 pretende mais do que dobrar o valor e alcançar um faturamento anual de R$ 49 milhões.
Além disso, os próximos planos da startup incluem desenvolver um projeto chamado 5×500, que engloba investimentos em um conjunto de ações voltadas para vendas, marketing e tecnologia que fará com que a empresa cresça 5 vezes o seu faturamento em 500 dias. Para isso, ela está com uma rodada Seed aberta com expectativa de captar de US$ 3 milhões a US$ 4 milhões de dólares ( R$ 15 milhões a R$ 20 milhões de reais aproximadamente).
A startup também almeja expandir o modelo freemium (teste grátis) e a sua base de dados. Apesar de já terem uma pequena atuação em alguns países, a empresa está se preparando para se expandir internacionalmente.
“O nosso mercado é amplo e vasto, focado principalmente em empresas de Comércio e Serviços, e é por isso que temos uma visão de ser um Unicórnio no Brasil em médio/longo prazo, pois temos um mercado total estimado em R$ 9 bilhões somente no Brasil. Seremos uma das mais relevantes soluções de tecnologias para marketing e dados da América Latina”, finaliza Felipe.