O IdeiaGov, hub de Inovação do Governo, que já lançou quatro editais e teve mais de 170 propostas inscritas, está inaugurando a sua 2ª edição e lança novo edital, com desafios na causa de Jornada Digital do Paciente. O objetivo é desenvolver uma experiência mais humanizada e centrada nas necessidades do paciente da área de Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Para o Prof. Dr Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (Inrad) do Hospital das Clínicas, a Jornada Digital do Paciente surge da união de dois cenários. O primeiro é que, a partir de uma ampla análise, foi possível identificar melhorias necessárias para o atendimento dos pacientes da radiologia. O segundo está relacionado ao cenário da covid-19, que fez com que a transformação digital se tornasse urgente, tanto para lidar com a sobrecarga do sistema de saúde local, quanto para dar vazão aos exames e atendimentos que ficaram represados em decorrência da pandemia.
O esforço conjunto com a equipe do IdeiaGov faz parte de uma estratégia de transformação digital do Hospital das Clínicas, o maior complexo hospitalar da América Latina com 2,5 mil leitos e 20 mil profissionais nas mais diversas profissões. Por ano, são realizados mais de um 1,4 milhão consultas ambulatoriais e mais de 1 milhão de exames de imagem. “Queremos que a tecnologia nos traga benefícios para conseguir, a cada dia, atender mais pessoas de forma mais segura e com mais qualidade”, afirma Kleber Garcia, gerente de Regulação do InRad.
Para Henrique Bussacos, diretor do Impact Hub São Paulo, responsável pela operação do IdeiaGov, esse projeto materializa o potencial do hub de apoiar o governo a colocar a inovação a serviço de melhores serviços para os cidadãos, principalmente em assuntos tão sensíveis como a saúde pública.
Jean Carlo Gorinchteyn, secretário da Saúde, afirma que a tecnologia é a chave para retomar a rotina de atendimento na saúde, com segurança e qualidade. “Desde o início pedimos para as pessoas ficarem em casa e, hoje, nós continuamos com esse pedido. A única forma que vamos poder trazer-los de forma segura e, avaliar o risco que cada um deles corre e incorre é por meio de uma jornada digital, seja, no agendamento de consultas, na realização da telemedicina, ou seja, fazendo todo atendimento e monitoramento. A jornada tecnológica de inovação unifica qualidade e agilidade para nosso sistema de saúde”, diz Gorinchteyn.
Jornada Digital do Paciente
A Jornada Digital do Paciente vai receber inscrições de empresas ou consórcios que tenham interesse em apresentar propostas de soluções inovadoras relacionadas aos seguintes desafios:
– Solicitação de exames baseada em dados do paciente: para identificar soluções inovadoras de empresas que consigam criar um sistema de auxílio à solicitação de exames de diagnóstico por imagem;
– Experiência do usuário no atendimento: soluções inovadoras para melhorar a experiência do paciente e do colaborador, a partir do uso de tecnologias que tornem os processos mais simples e digitais, desde a recepção do paciente até o término do exame;
– Agendamento automatizado de exames: podem participar empresas que apresentarem soluções que possibilitem melhorar a gestão das vagas dos equipamentos de diagnóstico por imagem a partir do agendamento inteligente e automatizado, com foco em reduzir o absenteísmo de pacientes;
– Operação remota de equipamentos de exame de imagem: a chamada busca soluções inovadoras que possibilitem operar remotamente os equipamentos de Ressonância Magnética e/ou Tomografia Computadorizada de diferentes fabricantes, de forma eficaz e de rápida implementação para auxiliar a realização desses exames.
As inscrições serão recebidas em formato eletrônico, por meio de formulário disponível no site IdeiaGov e qualquer pessoa jurídica pode se inscrever. Os interessados poderão submeter propostas para um ou mais dos quatro desafios do edital, preenchendo um formulário específico para cada desafio.
As soluções escolhidas irão rodar projetos-piloto em ambiente de uso real no Hospital das Clínicas, testar e validando essas tecnologias e tendo acesso a:
– apoio técnico;
– aceleração especializada para apoiá-las na venda para o governo;
– espaço de escritório gratuito;
– conexão com fontes de financiamento e crédito, tanto públicas, como a Desenvolve SP, quanto com fundos privados de investimento.
Uma vez validadas, essas soluções poderão ser implementadas pelo governo, e adotadas pela administração pública.
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, destaca o desafio de implementação de inovações na saúde pública “A maior dificuldade, que ninguém imaginava enfrentar, trouxe uma grande oportunidade e, o legado positivo que pode ficar da pandemia é a implementação em escala dessas tecnologias que foram viabilizadas por conta da pandemia e, agora, o desafio é implementá-las, definitivamente, em todo o sistema”, finaliza.