A Housi, plataforma digital de moradia on demand, anunciou o lançamento da plataforma Housi IRent, serviço de gestão de locação que garante ao locatário o pagamento de um valor fixo por mês, como se tivesse alugado sua casa para um inquilino tradicional, independente de o imóvel ter sido alugado ou não.
Uma vez assinado o contrato com o proprietário do imóvel, a Housi passa a ser responsável por toda a gestão de locação da propriedade, distribuindo-o em suas plataformas de locação – site e app Housi, além dos parceiros Airbnb, Booking.com, Zap e Imóvel Web, que direcionam os interessados para os canais da Housi.
“O serviço foi criado para suprir a necessidade de proprietários que, em geral, ficam com seu empreendimento vago por um período de três a quatro meses, média da taxa de vacância no Brasil. Para resolver esse problema, nós assumimos o risco e garantimos a rentabilização ao proprietário já no primeiro mês, com o pagamento de um valor mensal fixo acordado em contrato”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Uma vez disponível nas plataformas da Housi, o imóvel será alugado para estadias curtas (até 30 dias) ou longas (mais de 30 dias), utilizando precificação dinâmica. Os proprietários interessados no serviço precisam preencher um cadastro simples no site do Housi IRent, com informações sobre o imóvel.
Em até 48h, ele receberá uma proposta de valor da Housi, baseada em cálculos realizados por algoritmos matemáticos, que levam em conta a taxa de ocupação da região onde está localizado, perspectiva de crescimento de acordo com o mercado e bairro, sazonalidade, tipo de propriedade, número de camas do local e se está mobiliado ou não.
Com o aceite da oferta e contrato assinado o dono do imóvel receberá o valor mensal já no primeiro mês como se tivesse alugado sua casa ou apartamento para um inquilino tradicional.
A Housi IRent inicia suas operações neste mês com o serviço disponível em 24 bairros da capital paulista: Jardins, Bela Vista, Centro, Aclimação, Moema, Vila Mariana, Vila Clementino, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Brooklin, Cidade das Monções, Chácara Santo Antônio, Campo Belo, Morumbi, Vila Andrade, Perdizes, Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Higienópolis, Bom Retiro, Consolação, República, Santa Cecília.
Para o consumidor final que vai locar a unidade residencial, a dinâmica continua mesma: basta acessar o site da Housi, selecionar o imóvel, o período de estadia e realizar o pagamento via cartão de crédito. A Housi já contabilizou mais de nove mil locações e 20 mil usuários, desde que foi criada, em 2019.
Todos os apartamentos administrados pela Housi estão disponíveis para locação digitalmente e sem a necessidade de corretor ou fiador. As unidades seguem um padrão da empresa, mobiliadas e equipadas com cooktop, geladeira, cama, sofá, wifi e TV a cabo. Possuem infraestrutura e serviços pay per use com atendimento 24 horas por dia e limpeza semanalmente.
Ao disponibilizar o imóvel, o proprietário pode ter auxílio também da Housi Decor, consultoria especializada que avalia se o imóvel está no padrão exigido ou se é necessário decorar e mobiliar o apartamento para garantir ainda mais eficiência na locação. A plataforma oferece também vistoria semanal, limpeza e manutenção das unidades.
Além destas facilidades, os moradores também podem contar com um ecossistema de parceiros que proporcionam experiências e serviços oferecidos por uma cartela de parceiros que otimizam o tempo, trazem mais agilidade e proporcionam economia por meio dos descontos acordados. São mais de 20 empresas parceiras, entre elas: Apptité, BTFit, Docway, IFood, Grow, Lev, Singu e Turbi.