A KPMG divulgou a terceira edição da pesquisa “Perfil do Hotline no Brasil”, que engloba empresas brasileiras. Os resultados do estudo mostram que o tipo mais comum de denúncias de compliance nas empresas brasileiras está relacionado à corrupção (28%), o qual envolve possíveis conflitos de interesses, propinas, gratificações ilegais e fraudes em licitações.
Depois deste, estão: denúncias de fraudes financeiras, com manipulação de resultados, falsificação de dados e lançamentos contábeis sem documentação (16%); aspectos de segurança do trabalho (16%); assédio sexual (12%); apropriação indébita (12%); conduta e comportamento não relacionados a assédio (8%); descumprimento das políticas (4%); e incidentes com terceiros (4%).
Pesquisa mostra que hotline traz agilidade para negócios
A maioria (92%) disse que o hotline está disponível para público interno e externo, incluindo terceiros, fornecedores e clientes. Além disso, o website é o meio mais utilizado para receber relatos, seguido do e-mail e telefone. Sobre qual é o investimento anual com o hotline, considerando apenas a plataforma, 44% dos respondentes indicaram valor inferior a R$ 24 mil e 27% valor entre R$ 24 mil e R$ 36 mil.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A terceira edição da pesquisa “Perfil do Hotline”, conduzida pela KPMG em fevereiro de 2023, contou com a participação de aproximadamente 60 empresas de diversos segmentos: consumo e varejo; indústrias; governo e infraestrutura; serviços financeiros; tecnologia, mídia e telecomunicações; agronegócio; saúde; e outros.
“Sobre os impactos positivos nas empresas após a implantação do hotline, as principais respostas foram: fortalecimento da cultura de ética e compliance (31%), melhoria de processos e controles (23%), detecção de fraudes em sua fase inicial (14%), melhora do clima organizacional (11%), diminuição da ocorrência de comportamentos não desejados (11%), e redução do risco de compliance junto a terceiros (9%).”, finaliza Emerson Melo.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.