Atores de Hollywood pertencentes ao SAG-AFTRA, sindicato dos profissionais artísticos americano, anunciaram que entrariam em greve para alcançar direitos na briga contra a utilização de IAs de forma completa para substituir atores. No anúncio, foi inserido um pedido polêmico em relação ao direito de uso de imagens dos profissionais.
Numa declaração sobre a greve, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) afirmou que a sua proposta incluía “uma proposta inovadora de IA que protege as imagens digitais dos actores para os membros do SAG-AFTRA”. A medida exige que atores cedam suas imagens para utilizarem em IAs de forma vitalícia e de graça.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do SAG-AFTRA, comentou a insatisfação com o pedido dos estúdios. “Essa proposta ‘inovadora’ de IA declara que artistas pudessem ser digitalizados, receber o pagamento de um dia, e que as suas empresas fossem proprietárias dessa digitalização e pudessem utilizá-la para o resto da eternidade em qualquer projeto que quisessem, sem consentimento e sem compensação. Por isso, se acham que esta é uma proposta inovadora, sugiro que pensem de novo”.
Hollywood continua brigando pela regulamentação de IA nas produções
Recentemente, estúdios de cinema começaram os testes com roteiros de filmes totalmente criados por inteligência artificial, o que não agradou os roteiristas que comentaram que os resultados podem pecar na criatividade e gerar semelhanças com outros produtos de empresas distintas.
Embora a IA seja apenas mais uma das questões em discussão durante a greve, junto com a regulamentação das chamadas mini-rooms (pequenas salas de roteiristas que são convocadas antes de um projeto ser aprovado) e pisos salariais, os especialistas dizem que Hollywood não deve ignorar a discussão sobre a utilização das IAs.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.