Hackers utilizaram sites oficiais de instituições de ensino e portais oficiais do governo para divulgar anúncios de serviços de pirataria digital. Nos sites, os hackers adicionaram PDFs que levavam a outros portais que ensinavam a usar ferramentas para burlar endereços digitais.
Os PDFs ligam variados portais, alguns anunciados afirmam ser capazes de invadir contas do Instagram, Facebook e Snapchat; serviços para fazer cheat em videogames e serviços para criar seguidores falsos.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Os anúncios estavam contidos em arquivos PDF carregados em sites web oficiais .gov pertencentes aos governos estaduais da Califórnia, Carolina do Norte, New Hampshire, Ohio, Washington e Wyoming; ao condado de St. Louis em Minnesota, ao condado de Franklin no Ohio, ao condado de Sussex no Delaware; à cidade de Johns Creek na Geórgia; e à administração federal para a vida comunitária.
Os anúncios foram encontrados por John Scott-Railton, um investigador do Citizen Lab. O pesquisador explica que não existe certeza se todos os arquivos com hacks foram encontrados. E dado o número de sites que apresentavam anúncios muito semelhantes, o mesmo grupo ou indivíduo pode ser o responsável por todos eles.
Hackers passavam segurança aos usuários
Nos arquivos disponibilizados pelos criminosos, os usuários poderiam aproveitar das plataformas maliciosas sem que fossem encontrados por agentes federais. O pesquisador ainda comenta que os hackers ultrapassaram barreiras complexas apenas para divulgar seus serviços, e que danos maiores poderiam ter sido causados.
“A melhor maneira de hackear o Insta 2021”, explicam os hackers em um dos arquivos. “Se você está procurando hackear a conta do Instagram (seja a sua, da qual você foi bloqueado ou seu amigo), o InstaHacker é o lugar certo para procurar. Nós, no InstaHacker, fornecemos aos nossos utilizadores soluções fáceis de hack do Instagram que são seguras e completamente livres de quaisquer intenções maliciosas.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.