Olá!
Este mês três iniciativas me fizeram repensar um artigo que escrevi há quase nove anos, e que tem sido referência em muitos cursos, aulas e palestras sobre carreiras, empreendedorismo e liderança.
Estou trabalhando em um projeto de um super curso modular sobre liderança e quais são as principais habilidades e competências que podem ser desenvolvidas, o que espero possa resultar em um livro mais adiante.
Também fui fazer minha ação voluntária junto ao projeto Música em Ação em Cotia, onde todo ano faço pelo menos duas palestras/aulas para jovens que dão seus primeiros passos profissionais e a faculdade.
E finalmente fui convidado para dar um conjunto de aulas no MBA Internacional da FIA, sobre a Agenda do Futuro, no encerramento do curso, apoiando os alunos executivos a planejarem os seus próximos passos, após concluírem sua jornada de quase 2 anos.
Eu escrevi sobre o ALFREDO, em 2015, buscando criar algo memorável para algumas das principais habilidades que um profissional ou empreendedor deveria desenvolver para ser bem-sucedido na sua carreira, a partir da inspiração de um programa de rádio falando sobre gestão / administração.
Lembrando que o ALFREDO significa (Atitude, Liderança, Foco, Resultado, Empatia, Disciplina e Organização), com o seguinte desdobramento:
- Atitude: a pré-disposição para agir, que é a intenção que existe por trás do gesto. Muitos podem conectar isto ao propósito ou ao que move o profissional. Isto é fundamental, pois os outros itens, só acontecem a partir deste. Atitude: gentil, positiva, sonhadora, transformadora…
- Liderança: necessária para mover todos os demais itens e complementar à atitude. Pode ser o exercício em si da liderança no grupo, pode ser o desenvolvimento da liderança nos outros e a busca por ser o número 1 ou o primeiro no contexto, ambiente ou mercado.
- Foco: saber dizer não! Isto serve para o gestor se concentrar no que é mais importante e não perder tempo ou alocar recursos com as demandas e distrações que surgem no dia a dia (exemplo: redes sociais).
- Resultados: atingimento de resultados, que representaria a definição de objetivos/metas e o acompanhamento das execuções/atividades. A referência para o sucesso e muitas vezes, uma forte motivação.
- Empatia: tratar gente como gente. Considerando a teoria e a prática, só é possível realizar algo relevante, dando-se o devido valor às pessoas, sejam estas representadas pelos clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, acionistas/sócios etc. Reconhecer as emoções dos seus interlocutores. Atenção 100%.
- Disciplina: fazer o que se fala! Entregar o que foi prometido, no prazo, na forma e com a qualidade combinada, no mínimo.
- Organização: organizar a ação! Priorizar as demandas e programar as atividades / execuções. Planejar o que será feito, por quem, quando, com quais recursos e dependências, etc.
Com as iniciativas mencionadas resolvi revisitar e validar o ALFREDO, e cheguei a esboçar uma versão 2.0, mas no final achei que havia espaço para ampliar a família e não só ajustar algo no conceito original, sendo assim apenas gostaria de melhorar o “R” do ALFREDO, para que possa incluir a ideia de Realizações, que são Resultados, mas expressa melhor o que creio ser o principal ativo profissional que temos durante nossa carreira, contemplando o que fizemos, entregamos e o como aprendemos a realizar. Isso permite manter o link com a ideia de Objetivos, que no final é reforçada em uma letra do novo membro da família.
Nasce então o HAMILCAR, a partir de listas de competências e habilidades não totalmente comtempladas pelo ALFREDO, e que sejam essenciais, básicas e aplicáveis a qualquer profissional, qualquer líder, ou empreendedor, em qualquer momento da sua carreira, ou melhor, o tempo todo. HAMILCAR, significa:
- H – Humildade – lembrar que não se sabe tudo; ser aberto a aprender o tempo todos e com todos; ser grato por cada e por todas as oportunidades / gratidão sempre…!
- A – Autoconhecimento – quem sou eu; qual o meu posicionamento; quais são as minhas principais realizações até aqui; e a minhas fortalezas; IKIGAI…!
- M – Missão – pode ser para vida ou para o dia de hoje, mas qual é o propósito; quais são os objetivos e as metas; e qual o legado a ser deixado…!
- I – Integridade – fazer o certo, do jeito certo! Fazer o bem, sempre! Lembrar que sempre alguém estará vendo!
- L – Leveza – viver o momento atual, o presente, com bom humor e positividade, vendo oportunidade, aprendizado e solução no problema…!
- C – Comunicação – compartilhar ideias; storytelling – contando histórias, seguindo a sequência natural de pensar primeiro – cérebro, observar – com todos os sentidos, ouvir de verdade, e falar com todo o corpo, para que a mensagem seja apreendida pelo receptor…!
- A – Aprendizado – Life Long Learning – ser curioso; aberto a novas ideias e perspectivas / conhecimentos e a desaprender, o tempo todo, a vida toda; e ser engajado no processo de aprendizado, aprendendo a conhecer, a fazer, a conviver e a ser!
- R – Respeito – a base da confiança, da humanização, com diversidade, para construção efetiva de relacionamentos!
Vale destacar outra inspiração, para este artigo, que veio do livro que li em março (sim, tenho a meta de um livro por mês em 2024): “O sucesso está o equilíbrio”, de Robert Wong, e da Editora Campus; que contém ideias muito alinhadas com minha perspectiva, com minhas pesquisas e com minha abordagem ao planejamento de carreira e ao desenvolvimento de líderes e empreendedores.
Dou um nome, como um acrônimo com significado, ao conjunto de habilidades, porque sei, como marqueteiro, que quando passamos de 3 ou 4 itens em uma mensagem, será muito difícil lembrar destes. Robert Wong trabalhou o livro todo com trilogias, o que foi bem eficiente, e coincidiu com o que estou chamando de abordagem 3D (três dimensões) para o planejamento e gestão de carreiras:
- Primeira Dimensão: AOA – Autoconhecimento, Objetivos e Ações
- Segunda Dimensão: 3 Capitais (tem artigos sobre esses): Capital Financeiro, Capital Intelectual e Capital Social
- Terceira Dimensão que se desdobra: PRISOMARE
- PRI: Posicionamento, Realizações e Ikigai
- SOM: Sucesso, Ordenação e Meta
- ARE: Apoio, Rotina e Experimentação
Vê? Talvez o HAMILCAR, seja um resumo e fique mais fácil de lembrar em uma única dimensão.
Existem dezenas, na verdade, mais de uma centena de competências, habilidades, técnicas e ferramentas que podem ser aprendidas e desenvolvidas, sendo a maioria como soft skills, por líderes e profissionais.
Cada indivíduo forma o seu conjunto próprio, idealmente com suas fortalezas, criando seu estilo, mas raramente superando uns 20 itens. Não creio que existe uma combinação melhor que outra, ao mesmo tempo que basta apenas um mau hábito ou comportamento “negativo” para tirar sua carreira e liderança dos trilhos.
ALFREDO e HAMILCAR, são minhas sugestões, dicas do algumas dessas habilidades que podemos ou melhor devemos, não só aprender, mas eu diria tentar viver, ao máximo.
Ainda vou detalhar melhor o HAMILCAR e desenvolver os “produtos” mencionados e as suas derivações, mas não pude conter minha vontade de dividir com todos, o quanto antes, o seu nascimento, afinal minha missão agora está definida como compartilhar ideias para ajudar pessoas e organizações a obterem melhores resultados.
Espero que você que chegou até aqui na leitura deste artigo, possa ter algum insight, e mais importante, que possa colocar algo novo em ação, na prática mesmo, o quanto antes, pois é assim que aprendemos algo, pra valer.
Então, mãos a obra!
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