A startup Chiligum acaba de receber um aporte R$ 2 milhões dos grupos de investimento-anjo GVAngels e BR Angels Smart Network em sua segunda rodada de investimento. Os recursos serão usados para investimento em tecnologia e novas soluções.
A startup, fundada em 2017, ganhou escalabilidade e despertou a atenção de investidores ao atender uma demanda de marketing digital de empresas de grande porte como Magalu, iFood e Ambev. Por meio de automação criativa, a adtech reproduz peças publicitárias para os mais variados formatos e públicos da internet em um tempo até 13 vezes menor do que equipes de profissionais de marketing e criação.
A primeira rodada de investimento da Chiligum ocorreu em 2015, na qual o investidor-anjo Alexandre Badolato fez um aporte de R$ 600 mil. Naquele momento, o investimento foi revertido em tecnologia e no desenvolvimento de uma solução para automatizar a produção unicamente de vídeos. De início, o público-alvo da marca era de pequenas e médias empresas, mas logo perceberam que precisavam pivotar e desenvolveram o conceito de automação criativa.
Wlado Teixeira, diretor executivo do GVAngels e que liderou o investimento da GV Angels na Chiligum, conheceu a adtech no começo de 2018. Porém, naquele momento, a empreendedora Deborah Folloni – hoje com apenas 27 anos – sentia que a empresa ainda não tinha um modelo de negócios que comportasse uma segunda rodada de investimento-anjo.
Durante dois anos, ampliaram a tecnologia para outros formatos de anúncios digitais, como banners e imagens, direcionaram suas ações de vendas para grandes varejistas e anunciantes e viabilizaram a escalabilidade da adtech. Além disso, a empresa ganhou dois sócios na operação: primeiro, Leonardo Sales, cofundador da Movile (grupo por trás de empresas como iFood e Playkids), que antes era cliente, e ao entender rapidamente o potencial da empresa, virou sócio-investidor e executivo junto com a Deborah no dia a dia da operação. Em seguida Rogerio Benetti, que se juntou à dupla para liderar os desenvolvimentos de tecnologia da companhia.
Crescimento
“Hoje a startup atua em um segmento que tende a crescer muito, principalmente neste momento de pandemia, no qual muitas empresas estão investindo pesado em e-commerces. A solução oferecida pela empresa traz a agilidade de produção de campanhas publicitárias que o mercado necessita”, analisa Wlado. “Além disso, a Chiligum já iniciou o seu processo de internacionalização. O Brasil representa menos de 1% do marketing digital mundial e, como a solução da Chiligum tem claros diferenciais competitivos, resolve dores que são globais. A empresa já está atendendo clientes no exterior”, complementa.
A fundadora confirma que a ida repentina das empresas para o digital tem refletido em muitas novas demandas nos últimos três meses. “Quem estava apenas no offline se viu forçado a encarar um processo de transformação digital em curto espaço de tempo. Após a etapa de criação de campanhas publicitárias – as quais, em nossa opinião, devem sempre ser criadas por profissionais especializados para terem empatia e conexão com os consumidores – a Chiligum facilita a produção de peças publicitárias com mais formatos variados, personalizadas por produto e público-alvo”, destaca Deborah.
“Com o choque causado pela pandemia o mundo está cada vez mais digital e qualquer negócio precisará priorizar investimentos em marketing digital. A solução da Chiligum atende qualquer segmento com agilidade, flexibilidade e qualidade. Acreditamos muito na competência de todos os sócios e de todo time para levar a Chiligum para outro patamar, especialmente tendo na liderança a força feminina e a competência da Deborah”, assinala Orlando Cintra, CEO e fundador da BR Angels.
“O capital intelectual de cada um dos membros do BR Angels será um importante catalisador para a aceleração da empresa. Vamos disponibilizar toda experiência que reunimos de profissionais que atuam em grandes empresas em diversos setores”, acrescenta Cintra.
Investimento
Com este segundo aporte do GVAngels e do BR Angels, a Chiligum continuará investindo em tecnologia para oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes, onde a principal estratégia é investir no crescimento da empresa. “O objetivo que perseguimos com este novo investimento é o go to market, ou seja, ter uma equação escalonável de vendas. Acreditamos que a rede de relacionamento e a experiência dos dois grupos de investidores anjo é muito estratégica para elevar a Chiligum a esse patamar, pois certamente já vivenciaram os desafios que estamos vivendo agora”, conclui a CEO da Chiligum.